Aprovado com nota máxima pelo Ministério da Educação, o curso de Biomedicina da Faculdade UNINTA Fortaleza possui na sua grade curricular a formação do profissional em duas habilitações, a primeira em análises clínicas e a segunda fica a critério do estudante. “Esse é um diferencial bastante relevante para qualquer profissional, ele já inicia sua carreira à frente dos demais, pois as áreas de atuação se ampliam sem a necessidade de uma especialização, o que é mais comum quando um profissional quer expandir seu leque de opções se especializando em outra área”, afirma o professor Vicente de Paulo dos A. Landim, biomédico e diretor geral da UNINTA Fortaleza.
Podemos afirmar que a Biomedicina surgiu da necessidade de ter profissionais com um foco na pesquisa e na formação de médicos e profissionais da saúde. Porém, a medica em que o curso foi se desenvolvendo, os profissionais biomédicos passaram a dominar com maestria não só à docência, pesquisa e análises clínicas como também outras áreas do campo do saber deste profissional. O biomédico é um profissional que por vezes foi tido como alguém que trabalhava nos bastidores como pesquisador, que sem ter contato direto com os pacientes estaria focado em prezar pela sua saúde analisando exames, pesquisando doenças e desenvolvendo vacinas e medicamentos. Um grande exemplo disso foi a participação de uma biomédica brasileira, Jaqueline Góes de Jesus, que fez parte da equipe responsável pelo sequenciamento genético do coronavírus nos primeiros casos na América Latina.
No entanto, atualmente esse profissional também vem se destacando em áreas onde o contato com o paciente é muito presente, como é o caso das áreas de Diagnóstico por Imagem, Biomedicina Estética, Monitoramento Neurofisiológico Transoperatório, Perfusão Extracorporea, Acupuntura, dentre outros. Além de contar com uma matriz curricular moderna e inovações pedagógicas, o curso de Biomedicina do UNINTA possibilita de forma exclusiva que o acadêmico saia da graduação com duas diferentes habilitações, facilitando sua inserção no mercado de trabalho. Corpo docente qualificado e laboratórios completos, como os de análises clínicas, microbiologia, uroanálise, parasitologia, bioquímica e bromatologia, solidificam os saberes e habilidades, promovendo contato direto com a prática e a pesquisa. Além disso, o curso conta com a maior carga horária prática do Ceará.
Além de contar com uma matriz curricular moderna e inovações pedagógicas, o curso de Biomedicina do UNINTA possibilita de forma exclusiva que o acadêmico saia da graduação com duas diferentes habilitações, facilitando sua inserção no mercado de trabalho. Corpo docente qualificado e laboratórios completos, como os de análises clínicas, microbiologia, uroanálise, parasitologia, bioquímica e bromatologia, solidificam os saberes e habilidades, promovendo contato direto com a prática e a pesquisa.