Farmácia

Sobre o Curso

O Curso de Bacharelado em Farmácia da Faculdade Uninta Fortaleza tem como missão habilitar profissionais farmacêuticos com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva para o exercício de atividades farmacêuticas considerando cuidado em saúde, inovação e tecnologia na saúde e gestão em saúde. O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) segue a concepção de referência nacional e internacional considerando as habilidades, competências e atitudes a serem desenvolvidas durante a formação acadêmica e alicerçadas com uma matriz curricular constituída por disciplinas nas áreas das Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde, bem como Ciências Farmacêuticas que de forma integrada e interdisciplinar buscam promover a aprendizagem do todo processo de saúde-doença do indivíduo, família e comunidade como preconizam as novas Diretrizes Curriculares Nacionais, assim como a curricularização da extensão.

Objetivo

Assegurar ao egresso/profissional em Farmácia uma formação acadêmica generalista, reflexiva, humanista e crítica para atuar em diferentes níveis de complexidade do Sistema único de Saúde (SUS), assim como na produção e controle de qualidade dos medicamentos e alimentos, análises clínicas e toxicológicas contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população sempre pautada nos princípios éticos e científicos considerando a realidade local no contexto social, cultural, econômica e política.

O Profissional

O profissional farmacêutico é responsável por todas as nuances relacionadas ao medicamento desde sua descoberta até ao acompanhamento de seu uso, ou seja, na pós-comercialização com o intuito de promover seu uso racional. Este profissional vem se destacando na sua prática clínica quanto a Atenção Farmacêutica, Farmácia Clínica, prescrição farmacêutica e atendimentos ambulatoriais (administração de injetáveis, glicemia capilar, aferição de PA, vacinas, teste para COVID-19 e etc.), tanto no setor público quanto privado. Esta prática clinica foi vista no cenário da Pandemia onde este profissional estava no front nas Farmácias Comunitárias e Laboratórios de Análises Clínicas com a realização de dispensação e testes para COVID-19, assim como exames laboratoriais.

A relevância deste profissional é ressaltada quando verificamos o alto consumo de medicamento no Brasil trazendo-o para o 10ª posição no ranking mundial e com perspectiva de assumir a 6ª posição em 2024. Neste cenário surge situação que favorece ao uso indevido dos medicamentos que é a automedicação e sendo imprescindível a atuação deste profissional no processo de dispensação e prescrição farmacêutica dos Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPS).

Áreas de Atuação

  • De acordo com a  Resolução do CFF nº 572, de 25 de abril de 2013 o farmacêutico possui 10 linhas de atuação que atendem a 135 especialidades profissionais. As linhas de atuação são:
    1. Alimentos.
    2. Análises clínicas e toxicológicas.
    3. Educação.
    4. Farmácia;
    5. Farmácia Hospitalar e Clínica.
    6. Farmácia Industrial.
    7. Gestão.
    8. Práticas Integrativas e Complementares.
    9. Saúde Pública.
    10. Toxicologia.

Habilidades e Competências

As competências e habilidades a serem desenvolvidas na formação do profissional farmacêutico são estruturadas nos seguintes eixos:

 

Cuidado em Saúde:

I – acolhimento do indivíduo, verificação das necessidades, realização da anamnese farmacêutica e registro das informações referentes ao cuidado em saúde, considerando o contexto de vida e a integralidade do indivíduo;

II – avaliação e o manejo da farmacoterapia, com base em raciocínio clínico, considerando necessidade, prescrição, efetividade, segurança, comodidade, acesso, adesão e custo;

III – solicitação, realização e interpretação de exames clínico-laboratoriais e toxicológicos, verificação e avaliação de parâmetros fisiológicos, bioquímicos e farmacocinéticos, para fins de acompanhamento farmacoterapêutico e de provisão de outros serviços farmacêuticos;

IV – investigação de riscos relacionados à segurança do paciente, visando ao desenvolvimento de ações preventivas e corretivas;

V – identificação de situações de alerta para o encaminhamento a outro profissional ou serviço de saúde, atuando de modo que se preserve a saúde e a integridade do paciente;

VI – planejamento, coordenação e realização de diagnóstico situacional de saúde, com base em estudos epidemiológicos, demográficos, farmacoepidemiológicos, farmacoeconômicos, clínico-laboratoriais e socioeconômicos, além de outras investigações de caráter técnico, científico e social, reconhecendo as características nacionais, regionais e locais;

VII – elaboração e aplicação de plano de cuidado farmacêutico, pactuado com o paciente e/ou cuidador, e articulado com a equipe interprofissional de saúde, com acompanhamento da sua evolução;

VIII – prescrição de terapias farmacológicas e não farmacológicas e de outras intervenções, relativas ao cuidado em saúde, conforme legislação específica, no âmbito de sua competência profissional;

IX – dispensação de medicamentos, considerando o acesso e o seu uso seguro e racional;

X – rastreamento em saúde, educação em saúde, manejo de problemas de saúde autolimitados, monitorização terapêutica de medicamentos, conciliação de medicamentos, revisão da farmacoterapia, acompanhamento farmacoterapêutico, gestão da clínica, entre outros serviços farmacêuticos;

XI – esclarecimento ao indivíduo, e, quando necessário, ao seu cuidador, sobre a condição de saúde, tratamento, exames clínico-laboratoriais e outros aspectos relativos ao processo de cuidado;

XII – busca, seleção, organização, interpretação e divulgação de informações, que orientem a tomada de decisões baseadas em evidências científicas, em consonância com as políticas de saúde;

XIII – promoção e educação em saúde, envolvendo o indivíduo, a família e a comunidade, identificando as necessidades de aprendizagem e promovendo ações educativas;

XIV – realização e interpretação de exames clínico-laboratoriais e toxicológicos, para fins de complementação de diagnóstico e prognóstico;

XV – prescrição, orientação, aplicação e acompanhamento, visando ao uso adequado de cosméticos e outros produtos para a saúde, conforme legislação específica, no âmbito de sua competência profissional;

XVI – orientação sobre o uso seguro e racional de alimentos, relacionados à saúde, incluindo os parenterais e enterais, bem como os suplementos alimentares e de plantas medicinais fitoterápicas de eficácia comprovada;

XVII – prescrição, aplicação e acompanhamento das práticas integrativas e complementares, de acordo com as políticas públicas de saúde e a legislação vigente.

 

Tecnologia e Inovação em Saúde:

I – pesquisar, desenvolver, inovar, produzir, controlar e garantir a qualidade de:

  1. a) fármacos, medicamentos e insumos;
  2. b) biofármacos, biomedicamentos, imunobiológicos, hemocomponentes, hemoderivados e outros produtos biotecnológicos e biológicos;
  3. c) reagentes químicos, bioquímicos e outros produtos para diagnóstico;
  4. d) alimentos, preparações parenterais e enterais, suplementos alimentares e dietéticos;
  5. e) cosméticos, saneantes e domissanitários;
  6. f) outros produtos relacionados à saúde.

II – pesquisar, desenvolver, inovar, fiscalizar, gerenciar e garantir a qualidade de tecnologias de processos e serviços aplicados à área da saúde, envolvendo:

  1. a) tecnologias relacionadas a processos, práticas e serviços de saúde;
  2. b) sustentabilidade do meio ambiente e a minimização de riscos;
  3. c) avaliação da infraestrutura necessária à adequação de instalações e equipamentos;
  4. d) avaliação e implantação de procedimentos adequados de embalagem e de rotulagem;
  5. e) administração da logística de armazenamento e de transporte;
  6. f) incorporação de tecnologia de informação, orientação e compartilhamento de conhecimentos com a equipe de trabalho.

 

Gestão em Saúde:

I – identificar e registrar os problemas e as necessidades de saúde, o que envolve:

  1. a) conhecer e compreender as políticas públicas de saúde, aplicando-as de forma articulada nas diferentes instâncias;
  2. b) conhecer e compreender a organização dos serviços e sistema de saúde;
  3. c) conhecer e compreender a gestão da informação;
  4. d) participar das instâncias consultivas e deliberativas de políticas de saúde.

 

II – elaborar, implementar, acompanhar e avaliar o plano de intervenção, processos e projetos, o que envolve:

  1. a) conhecer e avaliar os diferentes modelos de gestão em saúde;
  2. b) conhecer e aplicar ferramentas, programas e indicadores que visem à qualidade e à segurança dos serviços prestados;
  3. c) propor ações baseadas em evidências científicas, fundamentadas em realidades socioculturais, econômicas e políticas;
  4. d) estabelecer e avaliar planos de intervenção e processos de trabalho;
  5. e) conhecer e compreender as bases da administração e da gestão das empresas farmacêuticas.

 

III – promover o desenvolvimento de pessoas e equipes, o que envolve:

  1. a) conhecer a legislação que rege as relações com os trabalhadores e atuar na definição de suas funções e sua integração com os objetivos da organização do serviço;
  2. b) desenvolver a avaliação participativa das ações e serviços em saúde;
  3. c) selecionar, capacitar e gerenciar pessoas, visando à implantação e à otimização de projetos, processos e planos de ação.

Perfil do Egresso

O profissional farmacêutico egresso da Faculdade Uninta Fortaleza terá distanciamento de práticas educativas tradicionais durante sua formação acadêmica e sim, em pressupostos que assegurem ao profissional uma postura acadêmica comprometida com a realidade social em que está inserido. O egresso farmacêutico da Faculdade Uninta Fortaleza, com formação generalista, poderá exercer suas atividades dentro dos princípios da Ética e da Ciência, considerando a integralidade da atenção à saúde, pois, segundo as DCNs do Curso de Farmácia, a atuação do farmacêutico não envolve somente um ato técnico, mas sim, ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual como coletivo. Instalada na capital do estado, a Faculdade Uninta Fortaleza tem como principal meta promover o desenvolvimento local sendo fiel à sua missão de “atender à sociedade, e priorizar uma formação que tenha na qualidade o seu diferencial”. O egresso de Farmácia Faculdade Uninta Fortaleza finalizará sua graduação com domínio na língua inglesa que permitira sua inserção no mercado de trabalho de forma mais abrangente.

Mercado de Trabalho

De acordo com o Conselho Federal de Farmácia existem mais de 234.301 mil profissionais em atuação no Brasil e que mais de 80% dos novos profissionais têm na farmácia comunitária seu primeiro emprego. Isso se deve em boa parte pela oferta de estabelecimentos existentes no País. São cerca de 87 mil farmácias e drogarias espalhadas pelo território nacional, incluindo as de manipulação. E as redes de farmácias respondem por 56% das contratações, seguidas pela administração pública em geral, com 15,1% do total.

Existem diversas possibilidades de carreira que o farmacêutico pode seguir, as oportunidades vão desde as indústrias de medicamentos, de cosméticos e de alimentos; laboratórios de análises clínicas e toxicológicas; hospitais privados e públicos; clínicas de reprodução humana; banco de órgãos; vigilância sanitária; nutrição; os setores de biologia molecular e controle da qualidade e tratamento de água; até a radioterapia.

Hoje existem entre 70 e 135 especialidades que favorecem contratação de farmacêutico. Desde análises clínicas, especificação de medicamentos, cosmética, acupuntura, perícia criminal e área ambiental.

Logo, constata-se que o mercado de trabalho para os farmacêuticos está em expansão, pois a profissão farmacêutica se beneficia das perspectivas de inovação e das necessidades humanas em suas diversas áreas, pois é área que vive de inovação. E o cenário da revolução tecnológica em que vivemos apresenta as condições ideais para combinação de conhecimentos científicos com tecnologias.

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Profaa. Ma. Lana Karine Vasconcelos Barroso

Farmacêutica, especialista em Farmácia Hospitalar e mestre em Saúde Coletiva.
Experiência na gestão de suprimentos e farmácia clínica em Farmácia Hospitalar e Home Care, bem como na pesquisa em estudos de utilização de medicamentos.
Com bastante experiência na docência e gestão acadêmica de cursos de graduação em Farmácia.

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