Psicologia

Sobre o Curso

O Curso de Psicologia da Faculdade Uninta Fortaleza, oferece a habilitação de psicólogo através de uma formação generalista.

A Psicologia é uma profissão-chave que utiliza métodos e técnicas para diagnóstico psicológico; orientação e seleção profissional; orientação psicopedagógica; solução de problemas de ajustamento, bem como contribui em assuntos psicológicos ligados a outras ciências.

O Curso de Psicologia da Faculdade Uninta Fortaleza está focado em formar cidadãos aptos a atuar de forma inovadora e criativa, capazes de contribuir com o desenvolvimento dos saberes psicológicos e das práticas profissionais.

Os alunos entram em contato com atividades práticas desde o primeiro semestre, por meio de atividades de extensão.

Os Professores estarão sempre focados em realizar eventos interdisciplinares para que haja uma troca de saberes que permita ao estudante ampliar conhecimentos de forma que saia preparado para os diversos acontecimentos da prática profissional.

Ao longo do curso, os futuros psicólogos utilizam laboratórios de Psicologia Experimental, bem como de Avaliação Psicológica, para construir e ampliar conhecimentos essenciais.

A partir do 4º semestre, o estudante já inicia os estágios básicos e, a partir do 8º semestre, entra em contato com o Estágio de Formação Profissional.

Nesse momento, pode optar por duas ênfases: Ênfase na Clínica, podendo atuar no Serviço de Psicologia Aplicada, atendendo a comunidade em geral, sob a supervisão docente, ou Ênfase em Psicologia, Políticas Públicas e Subjetividades, atuando em contextos de políticas públicas, bem como organizacional, escolar e hospitalar.

Objetivo

Oferecer formação profissional ao estudante de Psicologia, baseada no desenvolvimento de conhecimentos técnico-científicos, competências e habilidades concernentes à atuação do profissional psicólogo em seus diversos contextos, tendo em vista o compromisso ético com a qualidade de vida e a emancipação humanas.

O Profissional

O psicólogo deve atuar com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural.

Deve procurar o contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática.

Espera-se deste profissional uma compreensão diversificada dos fenômenos psicológicos e do ser humano mediante sua complexidade e multideterminação, uma postura crítica sobre os aspectos sociais, econômicos, culturais e políticos, em âmbitos local, regional e/ou nacional.

Desta feita, deve ter uma formação planejada e que considere os saberes já acumulados até o momento atual, mas postos em perspectiva de uma contínua (des)construção, deve ainda instigar uma participação responsável com a construção dos saberes psicológicos como comprometida com o bem estar da pessoa e da coletividade.

Áreas de Atuação

  • Saúde Pública: CAPS, NASF, CREAS, CRAS, HOSPITAIS, UBS;
  • Psicologia Clínica: atendimentos psicoterápicos e educativos a famílias, casais, indivíduos e grupos, diagnóstico e avaliações psicopatológicas;
  • Gestão de equipes de saúde e/ou estabelecimentos de saúde;
  • Psicologia Hospitalar;
  • Psicologia Jurídica;
  • Psicologia do Trabalho e das Organizações;
  • Psicologia Escolar e Educacional;
  • Psicologia do Esporte;
  • Psicologia do Trânsito.

Habilidades e Competências

O perfil do acadêmico do curso de Psicologia, deve considerar o desenvolvimento de algumas habilidades e competências como as que seguem abaixo:

  • Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo;
  • Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros;
  • Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar;
  • Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional;
  • Atuar, profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara;
  • Realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia;
  • Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação de acordo com o Código de Ética do Psicólogo;
  • Utilizar o método experimental, de observação e outros métodos de investigação científica de acordo com o Código de Ética do Psicólogo;
  • Planejar e realizar várias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos;
  • Analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais de acordo com o Código de Ética do Psicólogo;
  • Descrever, analisar e interpretar manifestações verbais e não verbais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos de acordo com o Código de Ética do Psicólogo.

Perfil do Egresso

Espera-se que o egresso do Curso de Psicologia da Faculdade Uninta Fortaleza seja capaz de atuar nas áreas de Pesquisa, Extensão, Ensino e Prestação de Serviços Psicológicos (clínica, organizacional, hospitalar, escolar, jurídico, entre outros), articulando conhecimentos adquiridos na formação, mas sempre levando em conta as especificidades do contexto no qual atuará profissionalmente, conhecendo as implicações de seu fazer enquanto psicólogo.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para a Psicologia tem crescido bastante nos últimos tempos e o psicólogo tem sido convocado a se fazer presente nos diversos cenários de prática.

Uma lei recente, por exemplo, exige a presença de psicólogos em todas as redes públicas de educação básica, ampliando consideravelmente o campo de trabalho deste profissional ao incluir todas as escolas públicas brasileiras como demandantes de seus serviços.

O estudante que opta pela Psicologia tem uma gama de possibilidades de se colocar no mercado de trabalho, podendo atuar nos mais diversos campos profissionais: escolas, hospitais, grandes empresas, comunidades, orientação profissional, clínicas, no meio esportivo, organizações públicas e realizando pesquisas científicas.

O mercado entendeu que esse profissional é muito importante e necessário em todas as áreas que lidam com processos que envolvem pessoas, relacionamentos interpessoais e comunicação.

Indique seu amigo

Ajude um(a) amigo(a) a viver a experiência única assim como você vive

Profa. Ma. Sarah Rocha

Psicóloga

Especialista em Psicomotricidade

Psicomotricista titutada

Membro da Diretoria do Capítulo Cearense da Associação Brasileira de Psicomotricidade.

Mestre em Ensino na Saúde

Coordenadora do Curso de Graduação e Psicologia na Faculdade Uninta de Fortaleza, com 9 anos de prática docente.

Vamos falar pelo WhatsApp?

Estamos aqui para te ajudar, preencha o formulário abaixo e falaremos em seguida!