A atuação do Psicólogo do Esporte é fundamental para o rendimento de equipes e atletas
A cada dia, a prática de esportes tem sido disseminada e atletas profissionais e de alto rendimento têm recebido mais cobranças para aumentar sua performance. Profissionais que atuam nesse mercado alertam para a importância de entender que o desempenho físico depende também do bem-estar psicológico dos atletas, que vivem envolvidos em um ambiente de pressão, resistência e emoção extrema. É nesse momento que a atuação do profissional de psicologia do esporte se une à comissão multidisciplinar do meio esportivo para garantir e manter o equilíbrio físico e emocional dos atletas.
O papel do Psicólogo do Esporte é pesquisar e compreender o impacto das experiências vividas pelos atletas, em qualquer nível de rendimento, na sua saúde emocional e com isso praticar técnicas que auxiliarão aos atletas a beneficiarem da melhor forma das atividades físicas. “No Brasil ainda existem dificuldades para a sociedade enxergar o atleta como um profissional. A partir dessa realidade, é difícil compreender que ele precisa de acompanhamento psicológico e que o trabalhador com saúde física e mental equilibrada não só ele vai ganhar, mas a equipe esportiva também colherá dos seus êxitos”, declara Sarah Rocha, psicóloga e coordenadora do curso na Faculdade Uninta Fortaleza.
Com o objetivo de incentivar o crescimento da ciência e da profissão de Psicólogo do Esporte, como meio de promover o bem-estar e desenvolvimento humano por meio do esporte e da atividade física, nasceu a Associação Brasileira de Psicologia do Esporte, que acompanha de perto o direito adquirido dos atletas brasileiros em ter acesso ao atendimento de um Psicólogo do Esporte. Para isso, esse profissional precisa ampliar seus conhecimentos para além da psicologia e mergulhar no universo do esporte, suas modalidades, regras e dinâmicas e podem atuar em esportes de alto rendimento, escolar, recreativo e de reabilitação.
Os psicólogos interessados em se especializar nessa área deverão fazer pós-graduação, especialização ou mestrado, em Psicologia da Atividade Física e do Esporte. O curso oferece conhecimento das últimas tendências na formação psicológica e aprimoramento da preparação mental, bem como nos elementos transversais que complementam a formação: tecnologias, nutrição, formação e planejamento esportivo).