Segundo pesquisa do INEP Direito e Psicologia fazem parte do grupo de cursos mais procurados.
O crescimento na procura pela segunda graduação foi detectado em pesquisa realizada entre os anos de 2014 e 2020 e os dados divulgados pelo Censo de Educação Superior do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Houve um aumento de 67% no número de matrículas de alunos que já tinham uma graduação e estavam em busca de outras áreas. Além de Direito e Psicologia, os cursos de Fisioterapia, Biomedicina, Nutrição e Educação Física também estão na lista dos cursos mais procurados.
Segundo o diretor geral da Faculdade Uninta Fortaleza, professor Márcio Gondim, o que se percebe como os principais motivos para esse cenário é a insatisfação com a escolha da primeira profissão, a necessidade de se tornar um profissional mais completo e atuar de forma interdisciplinar no mercado de trabalho ou até mesmo a busca por uma realização pessoal. “Nas instituições UNINTA percebemos esse crescimento através do perfil dos alunos que nos procuraram, nos últimos três anos. São alunos na faixa etária entre os 30 e 40 anos que já possuem um amadurecimento profissional e buscam ampliar suas áreas de atuação”, explica.
O professor Joab Fonseca, que já tinha como primeira graduação a psicologia, decidiu fazer a graduação em História como realização pessoal. “Inspirado em uma antiga professora que eu tive no período da escola decidi pela graduação em História e hoje sou professor na rede estadual de ensino do Ceará”, declara Joab. Atualmente as instituições UNINTA contam com 238 alunos matriculados que já possuem uma primeira graduação.