Inovação Democrática e Enfrentamento à desinformação é tema da Aula Magna do curso de Direito para o semestre 2024.2
Na noite do último dia 20 de agosto, o curso de Direito da Faculdade Uninta Fortaleza realizou a Aula Magna do segundo semestre de 2024. O evento aconteceu às 19h, no auditório da instituição, e reuniu alunos de todos os semestres do curso, professores, além do Diretor Geral, Prof. Me. Filipe Ferro e da Diretora Acadêmica, Profa. Ma. Germana Torres. A Aula Magna do Direito faz parte do Calendário Acadêmico do curso e tem o objetivo marcar o início das atividades do semestre e reunir docentes e discentes em torno de uma temática atual e de relevância para o exercício da profissão.
Em seu discurso de abertura, a Profa. Dra. Ysmênia Pontes, coordenadora do curso, refletiu sobre a importância do Direito na sociedade atual e a responsabilidade que os estudantes têm em promover a justiça e a verdade em um mundo em constante transformação. “Vivemos em tempos de transformações profundas, onde as estruturas sociais, políticas e econômicas estão sendo desafiadas e, em muitos casos, redefinidas. Nesse contexto, o papel do Direito torna-se ainda mais crucial. O Direito não é apenas um conjunto de normas e regras; ele é, antes de tudo, um instrumento de construção social, de promoção da justiça e de proteção dos direitos fundamentais”, destacou.
A Aula Magna recebeu o Juiz de Direito Dr. Tiago Dias da Silva, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), que ministrou a palestra “Inovação democrática e enfrentamento à desinformação”. Na ocasião, Dr. Tiago Dias apresentou resoluções do Tribunal Regional Eleitoral que classifica a desinformação como “qualquer conteúdo, independentemente do formato, meio ou canal de veiculação, identificado como falso, intencionalmente equivocado, enganoso, impreciso, manipulado, fabricado, fraudulento, odioso, editado maliciosamente, com falseamento de fonte, apresentado de forma sensacionalista, ou, ainda, instrumentalizado para fins ilegítimos”. Além disso, o Juiz ainda apresentou casos de violência decorrentes de fakenews e formatos de como combater esse fenômeno utilizado em outros países.
Tiago Dias da Silva
GRADUADO EM DIREITO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, COM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CRIMINAIS E EM DIREITO CONSTITUCIONAL, ALÉM DE MESTRE EM DIREITO E GESTÃO DE CONFLITOS. ATUALMENTE É JUIZ DE DIREITO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO CEARÁ, JUIZ AUXILIAR DA PRESIDÊNCIA DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO CEARÁ E SUPERVISOR DO LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TRE-CE. TIAGO DIAS DA SILVA TAMBÉM ACUMULA PRÊMIOS DA ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS, DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MAGISTRADOS DA JUSTIÇA DO TRABALHO E DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA.