Um dos períodos mais esperados do ano pelos brasileiros sem dúvida é o carnaval, momento que reúne uma atmosfera vibrante e marca uma pausa na rotina proporcionando aos foliões a celebração da cultura brasileira. Por se tratar de um período longo de comemorações, os cuidados com a saúde são primordiais para que a festa seja aproveitada de maneira segura e saudável. “É um período que geralmente ultrapassamos nossos limites físicos por conta da intensidade da festa, portanto a atenção com o nosso corpo deve ser redobrada”, alerta a professora Angélica Meneses, enfermeira e coordenadora do curso na Faculdade Uninta Fortaleza.
Dentre os principais cuidados com a saúde que devem ser tomados no período estão a hidratação, por conta das altas temperaturas do nosso país e a soma com a intensa atividade física, nosso corpo acaba perdendo mais liquido que o normal, então tomar bastante água, principalmente quem está ingerindo bebida alcoólica, é fundamental para evitar uma desidratação. Uma alimentação leve e qualificada, evitando comidas pesadas e os exageros, também é importante para garantir a energia do corpo. Outro cuidado importante, muito por conta da estação de verão em que estamos, é o uso de protetor solar e acessórios que protejam dos raios solares intensos. Além disso, as campanhas dos órgãos de saúde pública nos alertam para um outro cuidado elementar, a prevenção a doenças sexualmente transmissíveis que acabam tendo um avanço nesse período.
Se preparar para o carnaval também é tão imprescindível quanto se cuidar durante a festa. A fisioterapeuta Ana Karolina Cavalcante destaca a importância do fortalecimento muscular para que o corpo esteja preparado para aguentar a intensidade da movimentação física e assim evitar lesões. “Um detalhe importante que ajuda muito a evitar possíveis lesões é usar sapatos confortáveis e adequados para o ambiente que se vai, evitando luxações e quedas que são mais comuns”, alerta Ana Karolina. Por fim, e não menos importante, o folião tem que lembrar de descansar entre uma folia e outra, o corpo precisa de repouso para se recuperar e reestabelecer as energias.