Na manhã desta quinta-feira, dia 24 de março, 25 alunos calouros do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Uninta Fortaleza, acompanhados da coordenadora do curso, professora Cíntia Souza e da professora Luciana Guedes, realizaram uma visita técnica na Fazenda Thanks, como aula de campo, para proporcionar uma vivência prática das várias técnicas utilizadas na criação e reprodução de rebanho leiteiro.
A visita foi a atividade que encerrou a primeira semana de aula do curso e faz parte da grade curricular das disciplinas de Introdução à Medicina Veterinária e Meio Ambiente e Sustentabilidade. Segundo a aluna Mirela Saraiva, as expectativas com relação ao curso só aumentam quando se tem a possibilidade de contato com as atividades práticas da profissão. Já o aluno Jefter Passos destacou a importância da atividade logo no início do curso por dar um bom suporte para o entendimento da parte teórica. A coordenadora do curso, professora Cíntia Souza, afirmou que a atividade faz parte da metodologia utilizada pela faculdade e atende a diretriz curricular mais atual do curso. “Nós acreditamos na metodologia ativa e na vivência de práticas, na qual o aluno é colocado como protagonista no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo a autonomia para ser capaz de construir o próprio conhecimento”, defende a professora.
A Fazenda Thanks, localizada no município de Umirim, é de propriedade do Centro Universitário INTA – UNINTA, e recebe alunos do curso de Medicina Veterinária para estágios curriculares e extracurriculares. Das várias atividades que contemplam a criação de bovinos, a fazenda realiza transferência de embriões e fertilização in vitro, além de ser um centro de produção leiteira com a utilização do sistema compost barn. Esse sistema consiste num modelo de produção sustentável por apresentar reaproveitamento de dejetos produzidos pelos animais, além de propiciar um ambiente confortável para o rebanho garantindo uma melhor produção leiteira.
AA