Mais de 70 alunos participaram da avaliação na Faculdade Uninta Fortaleza
Na tarde deste domingo, dia 27 de março, foram realizadas as provas do sistema de internato dos alunos de medicina do Centro Universitário Inta, de Sobral, desta vez com a possibilidade de o aluno comparecer à avaliação também na capital, na Faculdade Uninta Fortaleza. São mais de 200 alunos em sistema de internato no Uninta e cerca de 70 realizaram a avaliação em Fortaleza. Para o aluno Ítalo Cardoso esse fato fez um grande diferencial para muitos alunos. “Agradecemos à possibilidade de realizar a avaliação em Fortaleza, pois com a logística de ir à Sobral para participar, se torna inviável para muitos de nós”, relata.
As provas são realizadas trimestralmente para todos os alunos que estão no internato, independentemente do nível em que se encontram, e é composta por 100 questões, divididas nas cinco grandes áreas da medicina: Pediatria, Ginecologiaobstetrícia, Clínica Médica, Cirurgia Geral e Medicina da Família e da Comunidade de Saúde Mental. As questões são formuladas por especialistas nas áreas citadas e com nível de Residência Médica nos parâmetros do Enade, ferramenta de avaliação dos cursos superiores no sistema federal, e no SURCE, seleção unificada para Residência Médica do Estado. “O resultado das avaliações passa por um estudo estatístico para que sirvam de guia na escolha do conteúdo abordado nas nossas aulas semanais de reforço”, explica a coordenadora do Internato Médico de Sobral, Professora Fabrícia Araújo.
A partir da parceria firmada entre a coordenação do curso de medicina do Uninta de Sobral, na pessoa do professor Jeison Lira, e da direção geral da Faculdade Uninta Fortaleza, na pessoa do professor Márcio Gondim, as avaliações do sistema de internato continuarão a ser realizadas, concomitantemente, em Sobral e em Fortaleza.