Na noite desta quinta-feira, dia 13 de abril, o curso de Direito promoveu palestra com o presidente e a vice-presidenta da Comissão de Estudos para a Sustentabilidade, ESG e Empreendedorismo da OAB-CE, Dr. Jackes Araújo e Dra. Lucíola Cabral, abordando a temática no contexto atual das empresas e o impacto das práticas para o mundo. Na ocasião, foram apresentados os processos evolutivos dos conceitos de sustentabilidade durante os últimos anos e a postura dos órgãos internacionais para acolher e resolver os novos desafios de acordo com cada realidade e região.
Com a palestra intitulada “Da Sustentabilidade à ESG (Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança) o Dr. Jackes Araújo abordou a evolução da temática na realidade das empresas no país. “ESG é uma demanda urgente e atual, a empresa que não adotar esses conceitos, não só ficam defasadas como perdem espaços importantes de atuação em suas áreas”, afirmou Jackes. As práticas que envolvem os conceitos de ESG vão muito além do compromisso de evitar a deterioração dos recursos naturais, é incluir também práticas corporativas que abordem políticas de responsabilidades sociais e a ausência de uma gestão ética.
Já a Dra. Lucíola Cabral, que também é Presidente da comissão Brasil-ONU para o Pacto Global, abordou o Direitos dos Animais como temática também crucial para uma sustentabilidade responsável, além de tratar sobre o Pacto Global como uma iniciativa importante que reúne os países em uma só causa. Esta iniciativa do Pacto Global foi lançada nos anos 2000 pela ONU (Organização das Nações Unidas), e é um convite para que as empresas do mundo desenvolvam estratégias alinhadas aos 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. Considerada a maior iniciativa de sustentabilidade do mundo, o Pacto Global envolve mais de 16 mil participantes, entre empresas e organizações, que abrangem 160 países.
Texto: Ana Alice Nogueira e Bruno Leite