Alunos do curso de direito e medicina veterinária participaram de uma mesa redonda na manhã desta segunda-feira, 23 de maio, com o tema Animal não é Coisa: Implicações Jurídicas do Reconhecimento da Senciência Animal no Direito. A palestra abordou o direito dos animais de serem representados na justiça em caso de violações e o reconhecimento de serem seres conscientes de sentimentos e sensações. A temática foi apresentada pela advogada e médica veterinária Kelly Cristiny Lima e pelo secretário-geral da comissão de defesa dos direitos dos animais da OAB-CE João Pedro Maia.
Conforme a advogada Kelly Cristiny essa abordagem é bastante necessária no momento atual. “Até hoje os animais são entendidos como coisa. A oportunidade foi importante para fazer uma análise histórica, falar das descobertas cientificas a respeito da senciência dos animais e discutir sobre os avanços do direito em relação a isso. Tentamos trazer uma reflexão para os alunos com a finalidade de quebrar paradigmas” salientou.
Para João Pedro, a ocasião é relevante porque os discentes serão novos profissionais que, dentro do seu âmbito de atuação, poderão corroborar com a nova ordem jurídica acerca dos direitos fundamentais dos animais e da natureza. “A possibilidade de termos futuros profissionais mais conscientes pode fazer com que essa ordem jurídica venha a ser bem estabelecida e que tenhamos avanços em todos os âmbitos: no judiciário, legislativo, executivo, ou seja, onde eles possam atuar” ponderou.
Além de agregar conhecimento interdisciplinar, a oportunidade também serviu para arrecadar doações para o abrigo de cães Lar Tin Tin, como ração, material para limpeza e para curativos. Segundo a professora do curso de direito, Bruna Pellegrini, a palestra de hoje foi apenas um marco para materializar a coleta de doações que continuam até o fim do mês, quando haverá a entrega dos donativos e atendimento veterinário gratuito no local.
MPS