Alunos do curso de direito da Uninta Fortaleza realizaram uma visita técnica na última sexta-feira à Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas da Polícia Civil do Ceará – DENARC. Na oportunidade, eles participaram da palestra Polícia Judiciária no Combate ao Tráfico de Drogas, quando foi apresentado o trabalho realizado na delegacia, com exposição de amostras de entorpecentes e demonstração com cão farejador.
A palestra foi proferida pelos delegados Alisson Gomes da Silva, Rene Gomes Mesquita, Rudson de Oliveira Rocha e Alceu Henrique Teixeira. Os inspetores Daniel Santiago (do setor de guarda, controle e incineração das drogas apreendidas) e Danny Nixon Sousa (do canil) também contribuíram com experiências vividas nas operações deflagradas pela divisão.
Conforme o delegado Alisson Gomes o trabalho realizado no departamento tem grande protagonismo e carece de uma boa investigação. “O tráfico é um crime silencioso, grave e que move muito dinheiro. Não é como o homicídio que deixa rastro visíveis. Os traficantes não estão à mostra, só se chega neles por meio de uma investigação sigilosa. Não há outro meio de retirar esse pessoal da sociedade”, garantiu.
O estudante do primeiro semestre do curso de direito, João Caique Rodrigues, disse que o momento foi interessante e que mostrou uma visão diferente sobre o trabalho da Polícia Civil. “Eu achava que eles realizavam um trabalho de força bruta mas descobri que a maior parte da rotina deles é destinada a um serviço de inteligência, de investigação”, expressou.
Para a professora do curso de direito que acompanhou a visita, Bruna Pellegrini, esse momento é um complemento da teoria apresentada na faculdade. “Tão importante quanto a leitura dos livros e da lei é a experiência fora da sala de aula. As visitas técnicas oferecem oportunidades de aprendizado ímpar e devem ser aproveitadas pelos estudantes desde o primeiro semestre”, afirmou.