Na tarde desta dessa quarta-feira, 19 de abril, os alunos do 2º semestre do curso de Medicina Veterinária realizaram ação, na Beira-mar, de conscientização das pessoas sobre a importância de cuidar dos nossos animais e como denunciar casos de maus-tratos. A temática faz parte da campanha Abril Laranja, que aborda a prevenção e denúncia de maus tratos à animais. A ação fez parte da disciplina de Introdução à Medicina Veterinária e Deontologia que trabalhou com os alunos, durante o mês de abril, as leis da Política Estadual de Proteção Animal.
Na atividade, os alunos confeccionaram cartazes informativos e realizaram abordagens educativas com pedestres explicando sinais de maus tratos a animais e as várias formas e canais de denúncias que possam prevenir ou punir atos de crueldade, sejam eles com animais domésticos ou silvestres. Além disso, foi tratado também o ato de adoção como uma forma de combate aos maus tratos, visto que a maioria dos animais que estão para adoção foram resgatados em situação de abandono.
A campanha Abril Laranja foi criada em 2006 pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais. Instituída pelo Governo do Estado, em outubro de 2021, a Política Estadual de Proteção Animal dispõe de várias leis com o objetivo de garantir os direitos de bem-estar à animais domésticos e silvestres. Os descumprimentos dessas leis podem levar de 2 a 5 anos de detenção, além de multas e o agravamento da pena caso o animal venha a falecer.
Maltratar animais é crime previsto na Lei 9.605/98 e os casos podem ser denunciados, de forma anônima ou não, nos canais abaixo:
🔸 Delegacia de Produção ao Meio Ambiente: 85.3247.2630
🔸 Disque denúncia Ceará: 181
🔸 Polícia Militar: 190
🔸 Corpo de bombeiros: 193
🔸 Sociedade Protetora Ambiental do Estado do Ceará: (85) 98833.0283
🔸 Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA): (85) 3101.3577 e 3101.3545