A Faculdade Uninta Fortaleza realizou, entre os dias 19 e 21 de dezembro de 2023, uma capacitação de protocolos internacionais de segurança para seus colaboradores. Na ocasião do treinamento foram abordados os seguintes módulos: Defesa de Terceiros, Defesa Pessoal, Postura Profissional, Antiterrorismo, Gerenciamento de Ameaças de Bomba, Gerenciamento de Crises, Atiradores Ativos, Analise de Perfis Suspeitos e Stop the bleed, técnicas utilizadas para identificação de tipos de hemorragias e controle das mesmas. O treinamento faz parte das atividades padrões da Diretoria de Segurança Institucional (DISEGI) do grupo AIAMIS em todas as suas unidades institucionais e envolve mais de 150 colaboradores em todo o estado. A capacitação dos profissionais envolveu atividades teóricas e práticas e teve a duração de 16h/aulas.
O treinamento foi realizado pelo GRUPO ABRAPAM que possui parcerias internacionais e com especialização na elaboração de programas corporativos de treinamentos, consultorias e prestação de serviços para universidades, forças de segurança, multinacionais, agências internacionais, portos e aeroportos. A empresa conta com colaboradores oriundos das unidades de elite das Forças Armadas e Policiais do Brasil, Europa, EUA e Israel. O instrutor Erasmo Gomes foi o responsável técnico. Erasmo é gestor público especialista em Segurança Corporativa, pós-graduado em Segurança Pública, Inteligência Corporativa, Gestão de Pessoas e Neuropsicologia, militar da reserva com 20 anos de experiência, formado em Inteligência militar e instrutor das forças especiais da Marinha. O profissional já participou de operações no Brasil e exterior, dentre elas, missões na África, Haiti, América Central, Europa e fronteiras.
O curso teve como objetivo trazer novas técnicas, conceitos, atualizar procedimentos, além de aumentar a consciência situacional dos agentes, desta forma, elevando suas capacidades de identificar e se antecipar a riscos, agindo de forma estratégica e técnica na solução de situações de perigo. O treinamento também abordou gerenciamento de ocorrências críticas em escolas, plano de evacuação, atendimento pré-hospitalar e simulações com ênfase no crescimento das ocorrências envolvendo atiradores ativos pelo país. O curso faz parte do programa de capacitação dos colaboradores que atuam na segurança de todas as instituições da mantenedora AIAMIS, que considera a segurança de seus alunos, professores e colaboradores prioridade máxima.
O diretor de segurança institucional da AIAMIS, Leandro Costa, comentou sobre a importância da capacitação. “Já tivemos uma capacitação realizada pela ABRAPAM em 2022, contudo, nesse ano conseguimos mobilizar um efetivo bem maior. A AIAMIS é referência nacional em educação superior, isso sem falar a estrutura de ponta de nossas unidades, somando a isso, a direção investe em tecnologias e nos colaboradores para que nossos campi ofereçam um ambiente seguro para alunos, professores e colaboradores administrativos”, afirmou Leandro.