Na noite desta quarta-feira, 8 de junho, os alunos do primeiro semestre do curso de Direito da Faculdade Uninta Fortaleza receberam o especialista em Direito Médico, Humberto Quezado, que ministrou a palestra “Introdução à Traumatologia Forense”. O encontro contou com a presença dos alunos do turno da manhã e noite.
A Traumatologia Forense é o ramo da medicina legal que evidencia os aspectos médicos-jurídicos no tocante ao estudo das lesões corporais resultantes desses crimes, resultantes de traumatismos tanto de ordem material quanto de natureza moral, os quais são danosos ao corpo, à saúde física ou mental do periciando. Esse estudo é de fundamental importância para angariar provas de um processo criminal e é tema na disciplina de Perícia Forense.
O advogado e mestre em transplantes, Humberto Quezado, apresentou a temática com casos reais do seu trabalho no Instituto Médico Legal e destacou a importância do conhecimento da temática pelo advogado que quer atuar na área criminal. “A análise dessas lesões traz muitas respostas sobre o que a vítima sofreu e muitos detalhes podem interferir no caminho que o processo irá seguir”, afirma Humberto.
SOBRE O PALESTANTE:
Humberto Quezado, é graduado em Direito, com pós em Direito Público, especializações em Epidemiologia e Direito Médico, além de mestrado em Transplantes. Atualmente é membro da Comissão de Saúde da OAB/CE e do Comitê de Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas no Estado do Ceará. Professor da Graduação em Direito e Biomedicina, professor e produtor de Conteúdo Pedagógico na Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará, professor e coordenador de Pós-Graduação em Perícia Forense. Assessor Técnico da Perícia Forense do Estado do Ceará, responsável pelo Laboratório de Identificação de Desconhecidos e Desaparecidos.