Alunos do curso de direito participaram de uma palestra sobre automação, robótica e desafios do futuro do trabalho. Os palestrantes e professores Dr. Saulo Nunes e Dr. Roberto Guilherme Leitão trataram sobre o assunto e fizeram uma reflexão sobre como o direito está preparado para regular essas transformações tecnológicas no contexto das relações de emprego e desemprego.
O professor Saulo abordou sobre tecnologia e direito do trabalho nas perspectivas do tempo presente. “A evolução dos softwares e da inteligência artificial vem alterando a nossa realidade por completo e precisamos analisar como o direito está preparado para responder a essas novas necessidades que estão surgindo, necessidades econômicas, de mercado. Um exemplo dessas mudanças é o processo de diminuição ou substituição do trabalho humano por formas virtuais, de robótica e de tecnologias análogas” destacou.
Já o professor Roberto falou acerca da realidade do materialismo histórico no direito do trabalho que vem se repetindo ao longo dos anos e compete ao direito regular os problemas sociais que vão surgindo. “O sujeito principal do direito é sempre o homem e a tecnologia é um instrumento de melhoria das condições de vida. Então cabe ao homem regular esse modelo tecnológico que estamos vivendo para que seja vantajoso viver não só nas classes de elites mas também a população em todos os aspectos sociais” finalizou.
MPS