Durante o Encontro Pedagógico 2023.2, na última quinta-feira, 27 de julho, em Sobral, foi realizado também o Prêmio de Inovação Pedagógica com a participação de todas as IES do grupo. O prêmio tem como objetivo reconhecer projetos desenvolvidos pelos docentes que contribuam para a inovação pedagógica do curso de graduação ao qual fazem parte. “É um momento importante para todos nós que temos a oportunidade de conhecer e compartilhar com todas as IES experiências exitosas que estão fazendo a diferença no nosso ensino com os nossos alunos”, destaca Vicente Landim, diretor geral da Faculdade Uninta Fortaleza.
Na Faculdade Uninta Fortaleza os finalistas foram o professor Rodrigo Olivindo, em 1º lugar, com o projeto Metodologia Alternativa de Conservação Com Sal de Peças Anatômicas Para o Laboratório de Anatomia Animal. Em 2º lugar ficou a professora Camille Alves com o projeto Simulação de Casos Realísticos Como Ferramenta Pedagógica Para Inovação no Ensino da Ética Profissional. A professora Abda Medeiros ficou em 3º com o projeto Do Sensível ao Jurídico: Experiências Exitosas. Já em 4º lugar foi contemplado o projeto O Uso do ChatGPT Como Ferramenta de Auxílio na Operacionalização da Sala de Aula Invertida Enquanto Proposta de Metodologia Ativa no Ensino de Psicologia, do professor Emanuel Messias e em 5º lugar ficou as professora Bruna Pellegrini com o projeto Criminalidade em (Des)Foco: Vivenciando o Projeto de Extensão a Partir da Perspectiva Docente.
A comissão avaliadora foi formada por representantes de todas as IES e utilizaram como critérios a Originalidade e Inovação, Dimensão dos Impactos Comprovados, Facilidade de Implementação, Replicação e Operacionalização, Coesão Textual, Clareza e Objetividade e Relevância do Assunto. Todos os trabalhos inscritos e apresentados serão reunidos em uma publicação anual de Ebook para posterior divulgação e acesso.