O Grupo de Estudo Interdisciplinar em Práticas Discursivas para Construção Textual (GEIDIT) tem como objetivo promover atividades de leitura ao aluno para incentivo da produção textual, instigando os discentes a buscarem curiosidade pela leitura e escrita, identificando os tipos de textos de interesse dos alunos para leitura, discutindo os textos lidos e elaborando produção textual, através de um grupo de estudo.
Após 212 agendamentos e 139 atendimentos psicopedagógicos a psicopedagoga e professora da Faculdade UNINTA – Fortaleza realizou a anamnese e foi mencionado pelos alunos uma grande dificuldade de leitura e de escrita as quais vinham de vários contextos: falta de base nos anos iniciais escolares, muito tempo afastados dos estudos e não ter hábito de leitura.
E assim a psicopedagoga pensou em um projeto e criou o Grupo de Estudo Interdisciplinar em Práticas Discursivas para Construção Textual – GEIDIT que visa apresentar e descrever uma proposta que contemple os discentes, mais especificamente, aqueles com dificuldade e/ou interesse na leitura e em elaboração de produção textual.
O GEIDIT iniciou dia 10 de abril com encontros dias de segunda feira e terça feira e o encerramento e a confraternização do primeiro semestre será dia 05.07. Contemplou os alunos dos 5 cursos de graduação (Fisioterapia, Enfermagem, Direito, Psicologia e Medicina Veterinária), o grupo da manhã iniciou com 10 participantes e o da noite com 21 e encerrou o semestre com 8 participantes no turno da manhã e 7 no turno da noite. O grupo teve como meta resgatar a leitura e a escrita, hábito fundamental para a formação do acadêmico para a construção textual.