Na noite desta segunda-feira, 20 de novembro, a coordenação do curso de Biomedicina da Faculdade Uninta Fortaleza realizou a mesa redonda “Biomédico no Mercado Internacional: Obstáculos, Conquistas e Desafios” com os biomédicos Dr. Vicente Landim, Dra. Rivanha Saraiva e Dr. José Kleybson, todos com vivência da profissão no exterior. “”Essas histórias de sucesso têm o poder de inspirar os alunos, motivando-os a perseguir seus objetivos profissionais e superar desafios. Ouvir experiências reais, de profissionais que trilharam caminhos bem-sucedidos, pode ser extremamente encorajador. Além disso, com essa temática, também foi possível destacar para os alunos o comprometimento da nossa instituição em proporcionar o melhor, incluindo a oferta do curso de inglês dentro da matriz e as parcerias internacionais que temos, possibilitando um intercâmbio ainda na graduação. Não podemos esquecer que esses eventos são importantes para estabelecer networking”, declara a professora Dra. Tatiana Oliveira, coordenadora do curso.
Durante o evento, os alunos do curso puderam escutar dos profissionais as principais dicas para quem tem o interesse de estudar ou trabalhar fora do país exercendo a biomedicina. Para o Dr. Vicente Landim o quanto antes o aluno definir sua área de atuação e traçar seus objetivos facilitará uma trajetória assertiva e com êxito, mas para isso a dedicação é fundamental. Já a Dra. Rivanha Saraiva revela que em seu caso a persistência e a eterna curiosidade em descobrir coisas novas foram os elementos primordiais para chegar onde chegou. Falar outro idioma, principalmente o inglês, foi uma dica citada por todos os profissionais, para o Dr. José Kleybson a dedicação incansável em aprender do zero outra língua fez total diferença nas oportunidades que surgiram em seu caminho. Dr. Vicente estudou e realizou pesquisa durante o seu doutorado sanduíche em Barcelona, na Espanha, enquanto Dra Rivanha e Dr. Kleybson estudaram e desenvolveram pesquisas no Estados Unidos.
Na Faculdade Uninta Fortaleza, o curso de Biomedicina foi autorizado pelo MEC com nota máxima e conta com uma formação bilíngue, constituída com sólida capacitação técnico-científica, amparada em princípios de humanização e ética, direcionados a uma abordagem integral do processo saúde-doença e de equilíbrio entre excelência técnica e relevância social. Após quatro anos o aluno já sai com a formação na área com duas habilitações. De acordo com a regulamentação, só podem exercer a profissão biomédicos formados em cursos superiores de Biomedicina ou Ciências Biológicas – Modalidade Médica reconhecidos pelo MEC e com registro junto ao Conselho Regional de Biomedicina no estado onde trabalham.