Nos dias 15 a 17 de novembro a coordenadora do Núcleo de Apoio Psicológico ao Estudante do UNINTA – NAPSI Fortaleza participou do 9º Congresso Brasileiro de Saúde Mental, realizado na Universidade da Amazônia, em Belém/PA. O evento reuniu profissionais, pesquisadores e estudantes de todo o país para debater o tema principal: “Potências do Bem Viver: Ancestralidade, Diversidade e Sustentabilidade”.
Dentre as apresentações realizadas, destaco a pesquisa produzida pelo NAPSI Fortaleza “Podcast como ferramenta psicoeducativa em saúde mental na universidade: relato de experiência”, apresentado em uma roda de conversa interativa. A proposta evidenciou o uso de mídias digitais como recurso para promover a psicoeducação, ampliar o acesso à informação e fortalecer o suporte à saúde mental no ambiente universitário.
Durante o evento, a troca de experiências e reflexões proporcionada pelas apresentações foi enriquecedora. Minha participação incluiu a exposição do impacto que ferramentas digitais, como podcasts, podem ter na formação de redes de apoio e no engajamento de estudantes. Além disso, a roda de conversa abriu espaço para um diálogo sobre os desafios e os benefícios da implementação de novas tecnologias na promoção da saúde mental.
O evento reafirmou a importância de práticas interdisciplinares e da valorização da ancestralidade e diversidade nos projetos em saúde mental. A participação no evento e a realização de pesquisas dessa natureza refletem o compromisso da Faculdade Uninta fortaleza com a atenção e o acompanhamento dos discentes, destacando-se como pioneiro na implementação de um serviço de psicologia integral, universal e gratuito para todos os seus estudantes.