Alunos do curso de direito da Faculdade Uninta Fortaleza tiveram a oportunidade de participar de uma palestra com o coordenador de mediação de conflitos da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã Ítalo Borges e o mediador Felipe Rodrigues. Além de mostraram o trabalho que eles realizam, os palestrantes também promoveram uma dinâmica apresentando um caso concreto. O objetivo foi colocar os estudantes para solucionar uma problemática e viabilizar um acordo.
Para o coordenador Ítalo Borges, o momento foi importante para fomentar a autocomposição, a resolução pacífica e amigável, evitando a disputa judicial e o profissional que deseja a todo custo um processo. “Nós evitamos que aquele conflito de vizinho pela vaga do carro ou pelo som alto se torne um crime violento. Trabalhamos com a perspectiva da redução dos índices de criminalidade por meio da mediação de conflito. Por isso queremos plantar essa semente da atuação extrajudicial para os futuros advogados e advogadas” argumentou.
Conforme o mediador Felipe Rodrigues, a atuação desses profissionais busca a cultura de paz, de resolver impasses por meio do diálogo. “A mediação vem para mudar a cultura de uma parte ser contra a outra. Ao contrário disso, ela dá a possibilidade de resolver conflitos na perspectiva do ganha ganha, sem escalar uma questão judicializada” afirmou.
MPS