
O Ministério da Educação (MEC) oficializou, nesta segunda-feira (29/12), por meio do Diário Oficial da União (DOU), o reconhecimento das faculdades UNINTA Fortaleza e UNINTA Tianguá como campi fora de sede do Centro Universitário Inta (UNINTA). A decisão foi publicada por meio da Portaria nº 1.010, expedida pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC).
A medida aprova a unificação das Instituições de Ensino Superior (IES), pela qual o centro universitário passa a assumir a responsabilidade integral pelos cursos em funcionamento, regularmente autorizados nas instituições unificadas. O ato garante a manutenção da qualidade dos registros acadêmicos, sem prejuízo aos estudantes regularmente matriculados.
Com a mudança, as unidades passam a se denominar oficialmente Centro Universitário Inta (UNINTA), campus Fortaleza e campus Tianguá. O reconhecimento reforça a excelência do ensino ofertado pela instituição, evidenciada pela qualificação do corpo docente e pelas condições de trabalho acadêmico disponibilizadas à comunidade universitária.
Para o diretor-geral do campus Tianguá, Prof. Dr. Francisco Taiã Gomes Bezerra, o reconhecimento representa um avanço no nível acadêmico. “Essa conquista representa uma importante mudança de nível acadêmico e beneficia toda a comunidade acadêmica. Além disso, é o reconhecimento de um trabalho sério, desenvolvido com responsabilidade, compromisso acadêmico e foco no desenvolvimento da Serra da Ibiapaba. Seguimos ainda mais fortes, ampliando oportunidades, fortalecendo o ensino, a pesquisa e a extensão, a responsabilidade social e reafirmando nosso compromisso com a formação de profissionais que transformam realidades”, afirmou.
Já o diretor do campus Fortaleza, Prof. Me. Filipe Leão Ferro, destacou o impacto da conquista para o crescimento da instituição. “Oficializar nossa unidade de Fortaleza como campus do Centro Universitário Inta não é apenas uma mudança de nomenclatura. Trata-se de um selo de qualidade e maturidade institucional. Estamos conectando nossos alunos a um ecossistema educacional robusto, com décadas de tradição e nota máxima no MEC. Esse reconhecimento valida nosso modelo de gestão e nos garante autonomia, desde a emissão de diplomas até a criação de novos projetos, permitindo crescer na velocidade que Fortaleza exige”, declarou.
De acordo com o MEC, os centros universitários são instituições de ensino superior pluricurriculares, que abrangem uma ou mais áreas do conhecimento e se caracterizam pela excelência do ensino ofertado. A mudança reflete a consolidação do trabalho desenvolvido ao longo dos anos pela mantenedora e o fortalecimento institucional do UNINTA.