Na noite desta última quinta-feira, 15 de dezembro, as coordenações dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Medicina Veterinária realizaram a II Cerimônia do Jaleco da Faculdade Uninta Fortaleza. O evento contou com a presença dos alunos do primeiro semestre dos três cursos de saúde, além de professores, coordenadores, autoridades acadêmicas, familiares e amigos dos acadêmicos. “Vocês estão aqui vivendo um momento simbólico, porém com muita emoção, não é só o ato de vestir o jaleco pela 1ª vez, mas sim o de assumir o compromisso não só com a profissão escolhida, mas com todos aqui presentes e da responsabilidade que terão com seus pacientes. ” destacou o diretor geral da Faculdade Uninta Fortaleza, professor Vicente Landim.
A Cerimônia do Jaleco é uma tradição da instituição, acontece sempre no primeiro semestre dos cursos de saúde, humana e animal, com o objetivo de representar o compromisso com a formação profissional ética e responsável. O ato da vestimenta do jaleco, feita na solenidade, representa o ingresso do aluno à comunidade acadêmica, a atuação do futuro profissional atendendo às normas de biossegurança, além de simbolizar os ideais de cada curso como a pureza dos atos, a organização, eficiência e a transparência no atendimento ao outro, seja ser humano ou animal. “Imaginamos a alegria de todos aqui presentes, este é o início de uma longa caminhada, porém ela passa rápido, aproveitem e honrem o jaleco de vocês”, declarou a professora Germana Torres, diretora acadêmica.
Além da realização do juramento, feito separadamente por cada curso, o ato da vestimenta do jaleco, feito pelos padrinhos ou madrinhas com os formandos, foi um dos momentos que despertou emoções à flor da pele. A cerimônia foi finalizada com o curso de Medicina Veterinária realizando seu juramento, que não se resume apenas ao compromisso com o bem-estar animal, mas envolve a relação com seus tutores e a responsabilidade com a preservação do meio ambiente.