
Na manhã desta quinta-feira, 27 de novembro, a magia do cinema tomou conta do auditório do Centro Cultural Dorian Sampaio, em Maracanaú, com a exibição da IV Mostra de Curtas dos Colégios da Polícia Militar do Ceará (PMCE). A Faculdade Uninta Fortaleza, patrocinadora da Mostra, participou do evento que celebra o protagonismo estudantil e a força da produção audiovisual dentro das escolas militares. A Mostra contou com alunos e professores das unidades de Fortaleza, Sobral, Juazeiro e Maracanaú.

A matinê apresentou curtas-metragens produzidos por estudantes do CPM General Edgard Facó e CPM Tenente Mário Lima, integrantes do Projeto Cinemando, disciplina dedicada ao ensino da sétima arte. Sob orientação da TC PM Keydna, do ST PM Célio Freitas e dos monitores Cabos Freitas, Júnior e Sâmia, os alunos levaram à tela grandes discussões sociais, como violência doméstica, racismo, bullying, acessibilidade da comunidade surda, equoterapia e até reflexões sobre a própria história do cinema.

A mostra estimula o debate sobre segurança preventiva e o papel constitucional da corporação. Além disso, impulsiona a formação cidadã por meio da linguagem audiovisual, valorizando o olhar crítico de alunos e egressos do projeto. Para o diretor geral da Faculdade UNINTA Fortaleza, prof. Filipe Ferro, apoiar iniciativas como essa é uma forma de promover uma educação mais sensível, atualizada e socialmente engajada:
“A parceria com a Mostra de Cinema das Escolas Militares reflete o nosso compromisso com uma educação antenada com o cenário atual. Projetos como o Cinemando ampliam horizontes, despertam talentos e aproximam os jovens de temas que transformam a sociedade. É uma honra para o UNINTA Fortaleza estar, mais uma vez, ao lado dessa ação tão significativa”, destaca o professor Filipe Ferro, diretor geral da Faculdade Uninta Fortaleza.