O Curso de Bacharelado em Farmácia da Faculdade Uninta Fortaleza tem como missão habilitar profissionais farmacêuticos com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva para o exercício de atividades farmacêuticas considerando cuidado em saúde, inovação e tecnologia na saúde e gestão em saúde. O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) segue a concepção de referência nacional e internacional considerando as habilidades, competências e atitudes a serem desenvolvidas durante a formação acadêmica e alicerçadas com uma matriz curricular constituída por disciplinas nas áreas das Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde, bem como Ciências Farmacêuticas que de forma integrada e interdisciplinar buscam promover a aprendizagem do todo processo de saúde-doença do indivíduo, família e comunidade como preconizam as novas Diretrizes Curriculares Nacionais, assim como a curricularização da extensão.
Assegurar ao egresso/profissional em Farmácia uma formação acadêmica generalista, reflexiva, humanista e crítica para atuar em diferentes níveis de complexidade do Sistema único de Saúde (SUS), assim como na produção e controle de qualidade dos medicamentos e alimentos, análises clínicas e toxicológicas contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população sempre pautada nos princípios éticos e científicos considerando a realidade local no contexto social, cultural, econômica e política.
O profissional farmacêutico é responsável por todas as nuances relacionadas ao medicamento desde sua descoberta até ao acompanhamento de seu uso, ou seja, na pós-comercialização com o intuito de promover seu uso racional. Este profissional vem se destacando na sua prática clínica quanto a Atenção Farmacêutica, Farmácia Clínica, prescrição farmacêutica e atendimentos ambulatoriais (administração de injetáveis, glicemia capilar, aferição de PA, vacinas, teste para COVID-19 e etc.), tanto no setor público quanto privado. Esta prática clinica foi vista no cenário da Pandemia onde este profissional estava no front nas Farmácias Comunitárias e Laboratórios de Análises Clínicas com a realização de dispensação e testes para COVID-19, assim como exames laboratoriais.
A relevância deste profissional é ressaltada quando verificamos o alto consumo de medicamento no Brasil trazendo-o para o 10ª posição no ranking mundial e com perspectiva de assumir a 6ª posição em 2024. Neste cenário surge situação que favorece ao uso indevido dos medicamentos que é a automedicação e sendo imprescindível a atuação deste profissional no processo de dispensação e prescrição farmacêutica dos Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPS).
As competências e habilidades a serem desenvolvidas na formação do profissional farmacêutico são estruturadas nos seguintes eixos:
Cuidado em Saúde:
I – acolhimento do indivíduo, verificação das necessidades, realização da anamnese farmacêutica e registro das informações referentes ao cuidado em saúde, considerando o contexto de vida e a integralidade do indivíduo;
II – avaliação e o manejo da farmacoterapia, com base em raciocínio clínico, considerando necessidade, prescrição, efetividade, segurança, comodidade, acesso, adesão e custo;
III – solicitação, realização e interpretação de exames clínico-laboratoriais e toxicológicos, verificação e avaliação de parâmetros fisiológicos, bioquímicos e farmacocinéticos, para fins de acompanhamento farmacoterapêutico e de provisão de outros serviços farmacêuticos;
IV – investigação de riscos relacionados à segurança do paciente, visando ao desenvolvimento de ações preventivas e corretivas;
V – identificação de situações de alerta para o encaminhamento a outro profissional ou serviço de saúde, atuando de modo que se preserve a saúde e a integridade do paciente;
VI – planejamento, coordenação e realização de diagnóstico situacional de saúde, com base em estudos epidemiológicos, demográficos, farmacoepidemiológicos, farmacoeconômicos, clínico-laboratoriais e socioeconômicos, além de outras investigações de caráter técnico, científico e social, reconhecendo as características nacionais, regionais e locais;
VII – elaboração e aplicação de plano de cuidado farmacêutico, pactuado com o paciente e/ou cuidador, e articulado com a equipe interprofissional de saúde, com acompanhamento da sua evolução;
VIII – prescrição de terapias farmacológicas e não farmacológicas e de outras intervenções, relativas ao cuidado em saúde, conforme legislação específica, no âmbito de sua competência profissional;
IX – dispensação de medicamentos, considerando o acesso e o seu uso seguro e racional;
X – rastreamento em saúde, educação em saúde, manejo de problemas de saúde autolimitados, monitorização terapêutica de medicamentos, conciliação de medicamentos, revisão da farmacoterapia, acompanhamento farmacoterapêutico, gestão da clínica, entre outros serviços farmacêuticos;
XI – esclarecimento ao indivíduo, e, quando necessário, ao seu cuidador, sobre a condição de saúde, tratamento, exames clínico-laboratoriais e outros aspectos relativos ao processo de cuidado;
XII – busca, seleção, organização, interpretação e divulgação de informações, que orientem a tomada de decisões baseadas em evidências científicas, em consonância com as políticas de saúde;
XIII – promoção e educação em saúde, envolvendo o indivíduo, a família e a comunidade, identificando as necessidades de aprendizagem e promovendo ações educativas;
XIV – realização e interpretação de exames clínico-laboratoriais e toxicológicos, para fins de complementação de diagnóstico e prognóstico;
XV – prescrição, orientação, aplicação e acompanhamento, visando ao uso adequado de cosméticos e outros produtos para a saúde, conforme legislação específica, no âmbito de sua competência profissional;
XVI – orientação sobre o uso seguro e racional de alimentos, relacionados à saúde, incluindo os parenterais e enterais, bem como os suplementos alimentares e de plantas medicinais fitoterápicas de eficácia comprovada;
XVII – prescrição, aplicação e acompanhamento das práticas integrativas e complementares, de acordo com as políticas públicas de saúde e a legislação vigente.
Tecnologia e Inovação em Saúde:
I – pesquisar, desenvolver, inovar, produzir, controlar e garantir a qualidade de:
II – pesquisar, desenvolver, inovar, fiscalizar, gerenciar e garantir a qualidade de tecnologias de processos e serviços aplicados à área da saúde, envolvendo:
Gestão em Saúde:
I – identificar e registrar os problemas e as necessidades de saúde, o que envolve:
II – elaborar, implementar, acompanhar e avaliar o plano de intervenção, processos e projetos, o que envolve:
III – promover o desenvolvimento de pessoas e equipes, o que envolve:
O profissional farmacêutico egresso da Faculdade Uninta Fortaleza terá distanciamento de práticas educativas tradicionais durante sua formação acadêmica e sim, em pressupostos que assegurem ao profissional uma postura acadêmica comprometida com a realidade social em que está inserido. O egresso farmacêutico da Faculdade Uninta Fortaleza, com formação generalista, poderá exercer suas atividades dentro dos princípios da Ética e da Ciência, considerando a integralidade da atenção à saúde, pois, segundo as DCNs do Curso de Farmácia, a atuação do farmacêutico não envolve somente um ato técnico, mas sim, ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual como coletivo. Instalada na capital do estado, a Faculdade Uninta Fortaleza tem como principal meta promover o desenvolvimento local sendo fiel à sua missão de “atender à sociedade, e priorizar uma formação que tenha na qualidade o seu diferencial”. O egresso de Farmácia Faculdade Uninta Fortaleza finalizará sua graduação com domínio na língua inglesa que permitira sua inserção no mercado de trabalho de forma mais abrangente.
De acordo com o Conselho Federal de Farmácia existem mais de 234.301 mil profissionais em atuação no Brasil e que mais de 80% dos novos profissionais têm na farmácia comunitária seu primeiro emprego. Isso se deve em boa parte pela oferta de estabelecimentos existentes no País. São cerca de 87 mil farmácias e drogarias espalhadas pelo território nacional, incluindo as de manipulação. E as redes de farmácias respondem por 56% das contratações, seguidas pela administração pública em geral, com 15,1% do total.
Existem diversas possibilidades de carreira que o farmacêutico pode seguir, as oportunidades vão desde as indústrias de medicamentos, de cosméticos e de alimentos; laboratórios de análises clínicas e toxicológicas; hospitais privados e públicos; clínicas de reprodução humana; banco de órgãos; vigilância sanitária; nutrição; os setores de biologia molecular e controle da qualidade e tratamento de água; até a radioterapia.
Hoje existem entre 70 e 135 especialidades que favorecem contratação de farmacêutico. Desde análises clínicas, especificação de medicamentos, cosmética, acupuntura, perícia criminal e área ambiental.
Logo, constata-se que o mercado de trabalho para os farmacêuticos está em expansão, pois a profissão farmacêutica se beneficia das perspectivas de inovação e das necessidades humanas em suas diversas áreas, pois é área que vive de inovação. E o cenário da revolução tecnológica em que vivemos apresenta as condições ideais para combinação de conhecimentos científicos com tecnologias.
10 semestres
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Farmacêutica, especialista em Farmácia Hospitalar e mestre em Saúde Coletiva.
Experiência na gestão de suprimentos e farmácia clínica em Farmácia Hospitalar e Home Care, bem como na pesquisa em estudos de utilização de medicamentos.
Com bastante experiência na docência e gestão acadêmica de cursos de graduação em Farmácia.
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