Na noite do dia 10 de maio (terça-feira) o curso de Psicologia promoveu para alunos da Faculdade Uninta Fortaleza a palestra sobre a campanha Saúde Mental Materna Importa, com o objetivo de divulgar amplamente possíveis motivos da maternidade, que tem crescido o número de mulheres com depressão pós-parto. A palestra foi proferida pela psicóloga Camilla Alves que trouxe sua experiência atuando na área.
Durante a palestra foi possível conhecer dados que mostram um forte estigma social em torno de temas ligados à saúde mental e quando se estende ao campo materno, esse estigma é ainda mais reforçado. “Não podemos falar sobre a saúde mental das mães sem tratar da questão de gênero intrínseca à nossa cultura”, afirma a psicóloga Camilla Alves.
Atualmente tem havido um alarmante crescimento dos casos de depressão, ansiedade e, infelizmente, suicídio entre as mães e pouca ou nenhuma atenção tem sido dada aos fatores que vêm contribuindo ao sofrimento mental dessas mulheres, face às crescentes demandas da maternidade, principalmente no período da pandemia. O Maio furta-cor é uma campanha que visa sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna e acontece no mês de maio por conta das celebrações em torno do Dia das Mães, momento bem propício para fomentar discussões entorno das causas maternas.
Camilla Alves é Psicóloga (UFC), atua na área clínica com perinatalidade, parentalidade, e dedica-se também a estudos e intervenções em psicoterapia de família. Mestre em Psicologia (UFC) e especialista em Psicologia Organizacional (IEL/UFC). Possui formações em Gestalt -Terapia de Casal e Família e Manejo de Recursos Técnicos em Gestalt-Terapia. Formanda em Psicologia Perinatal pelo Instituto Mater Online.