Conselho Regional de Farmácia do Ceará homenageia aluno da Uninta Fortaleza por trabalhos apresentado em Congresso.
No início de agosto, foi realizado, no Centro de Eventos, o XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Terapia Celular e Transplante de Medula Óssea (SBTMO) que destacou dois trabalhos do estudante Hélio Lopes da Silva, aluno do curso de Farmácia da Faculdade Uninta Fortaleza. Um dos maiores eventos do país que debate a temática de Transplante de Medula Óssea reuniu um público de cerca de 1800 estudiosos da área de todas as regiões do país, além de América Latina, Estados Unidos e Europa.
Durante o evento, o aluno Hélio Lopes da Silva apresentou os trabalhos “Percursores de células B em coleções de células-tronco hematopoiéticas CD34+: é importante qualifica-los? e Experiência de implementação do protocolo de análise de viabilidade de células progenitoras hematopoiéticas em um laboratório de citometria de fluxo em um estado da região do Nordeste. “Foi muito importante para mim essa participação em um Congresso desse nível, internacional. Deu um frio na barriga por ser minha primeira experiência, mas também um momento de muita troca e aprimoramento”, revela Hélio.
Participações em grandes eventos como esse possibilita ao aluno um contato direto com pesquisadores e grandes profissionais da área. Segundo Hélio, sua participação também somou para a sua trajetória acadêmica a possibilidade de conhecer o que tem de novo em outros centros de pesquisas e no mercado, além de aumentar a rede de network com profissionais da área de atuação. “É um espaço que também possibilita o profissional Farmacêutico de entrar em outras áreas de atuação, como a citometria, estudo das características das células, que anteriormente era voltado mais para a área médica”, afirma.
Após sua participação, o aluno de Farmácia da Faculdade Uninta Fortaleza recebeu homenagem da Diretoria do Conselho Regional de Farmácia que reconheceu a importância da sua participação e dos seus trabalhos nos estudos debatidos no XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Terapia Celular e Transplante de Medula Óssea que este ano abordou a temática “Transplante de Medula óssea: em constante evolução”.