Clube de Leitura inicia encontros para debater obras clássicas que abordam temáticas do cotidiano
A partir do dia 24 de abril, a Faculdade Uninta Fortaleza promove o Clube de Leitura, sempre às segundas-feiras, de 17h30 às 18h15. O projeto é uma ação interdisciplinar, ou seja, irá trabalhar temáticas de todos os cursos, e surge com o objetivo de incentivar a leitura por meio da discussão de obras clássicas com abordagem de temáticas atuais sobre o cotidiano da sociedade. Com a condução feita pela psicóloga Sarah Rocha, coordenadora do curso de Psicologia, os encontros serão realizados quinzenalmente. “A leitura realizada em grupo é uma ótima opção para engajar os alunos no mundo da leitura, as discussões relacionadas às obras acabam tomando uma proporção interessante e abrindo um leque de questionamentos e entendimentos”, pontua Sarah Rocha.
O primeiro livro a ser trabalhado será Uma Confissão, do escritor Russo Liev Tostoi, com tradução de Rubens Figueiredo. A obra registra a intensa crise de fé do autor quando ele se questiona sobre o sentido da vida e é confrontado com sentimentos suicidas. Tolstoi, que já tinha suas duas obras clássicas Guerra e Paz e Anna Kariênina, faz a narrativa de sua crise e a busca por respostas estão apresentadas com autenticidade e emoção, como suas declarações à época: “Minha vida parou. Eu podia respirar, comer, beber, dormir, porque não podia ficar sem respirar, sem comer, sem beber, sem dormir; mas não existia vida, porque não existiam desejos cuja satisfação eu considerasse razoável. Se eu desejava algo, sabia de antemão que, satisfizesse ou não meu desejo, aquilo não daria em nada”, Liev Tolstói.
Nascido em uma família aristocrática e prestigiada pela nobreza russa, Tolstói viveu entre 1828 e 1910, e foi um escritor reconhecido como um dos maiores de todos os tempos. Estudou Direito e Línguas Orientais na Universidade de Cazã e era considerado, pelos seus professores, como um aluno “incapaz e sem interesse pelo aprendizado”. Assim, Tolstói abandonou a Universidade e em seguida serviu ao exército, experiência que, junto à duas viagens feitas para a Europa, transformou-o definitivamente em um anarquista pacifista. O conceito de Tolstói de não-violência foi reforçado quando ele leu uma tradução alemã dos versos sagrados Tirukkural, quando mais tarde ele teria sugerido esse estilo de vida para Mahatma Gandhi. Por conta de seu estilo de vida, ele rejeitou sua herança, incluindo os direitos autorais de suas obras.
Os encontros do Clube de Leitura terão uma periodicidade quinzenal e funcionará de forma presencial e híbrida, com transmissão ao vivo das discussões. A previsão é que a primeira obra seja completamente trabalhada até meados de junho. As inscrições serão feitas on line e contam com 25 vagas abertas a todos os estudantes do grupo UNINTA, além de colaboradores e público em geral.
CLUBE DE LEITURA – Curso de Psicologia
Data: A partir do dia 24 de abril (segunda-feira)
Horário: Das 17h30 às 18h15
Local: Faculdade Uninta Fortaleza – Sala 5 / Transmissão ao vivo
Inscrições: https://forms.gle/uJ1sqFHeKaxFU7Hi8
Mais informações: Coordenação do curso de Psicologia
Email: [email protected]
WhatsApp 85.992919955