Na manhã do último dia 26, sexta-feira, alunos do curso de Direito da Faculdade Uninta Fortaleza participaram do evento alusivo à campanha de solidariedade e promoção de uma cultura de paz, promovida pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE), por meio do Comitê de Responsabilidade Social e mediada pelo Centro de Gestão e Mediação de Conflitos, intitulada Repartir a partir de Agora – A fome não espera. A cerimônia contou com a presença da presidente do Comitê de Responsabilidade Social e do Movimento das Mulheres do Legislativo, Dra. Cristiane Leitão, da coordenadora do Curso de Direito Dra. Ysmênia Pontes e da Gestora de Extensão Dra. Abda Medeiros. “A fome tem pressa e degrada o ser humano e as famílias. Essa campanha é justamente o poder público, juntamente com as instituições privadas, chegando junto, olhando para as pessoas. Precisamos agir de maneira urgente, olhando para todos os nossos irmãos cearenses”, afirmou Dr.a Cristiane Leitão.
Na ocasião, foram entregues mais de 100 kg de alimentos não perecíveis arrecadados pelos alunos e alunas de Direito da Faculdade Uninta Fortaleza. A ação fez parte das Atividades de Extensão do curso com o objetivo de promover entre os acadêmicos o despertar de novos olhares sobre a vida social e suas dinâmicas, compreendendo os movimentos do dispositivo jurídico brasileiro com relação à diversidade, aos deveres-direitos e ao respeito à diferença, sem perder de vista o foco na relação sutil entre Cultura, Justiça e Direitos Humanos. “Para a gente, é uma alegria enorme, uma satisfação poder contribuir, pois a gente sabe que vão ter um excelente destino todos esses alimentos que nós conseguimos coletar”, afirmou Ysmênia Pontes, coordenadora do curso.
Segundo as recentes estatísticas da ONU e da Rede Pennsan, cerca de 15 a 33 milhões de brasileiras e brasileiros estão em algum nível de insegurança alimentarm e o Ceará não fica fora dessa realidade, sendo um dos estados mais atingidos. “É importante pensar que o diálogo entre ciência e sociedade requer muito mais do que o rigor científico, mas, inclui, a sensibilidade, a construção da cidadania e os movimentos de dar, receber e retribuir como mecanismos da vida”, declara a professora Abda Medeiros.
As professoras e os estudantes conheceram as dependências da Assembleia onde se encontram os serviços de atendimento ao cidadão, sobretudo o Centro de Mediação de Conflitos. A campanha Repartir a Partir de Agora é uma iniciativa do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) e do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC) e conta com a parceria do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos, além de outras instituições privadas, como a Uninta e o Mercadinho São Luiz. O objetivo da Campanha é arrecadar alimentos para pessoas e instituições em situação de vulnerabilidade social por conta da fome. Nesta edição, já foram coletadas mais de 300 cestas básicas. A arrecadação de alimentos vai até o dia 30 de junho, e a entrega deve ser feita entre o mês de julho e agosto para instituições escolhidas pelos parceiros da iniciativa. Para doar, as pessoas podem se encaminhar à Alece e aos anexos ou falar diretamente com o CRS pelo telefone (85) 2180-6518 para doações maiores.