Em 27 de agosto de 2022 a profissão de Psicologia no Brasil completa 60 anos. Regulamentada pela lei 4119/62 de 1962, a Psicologia é uma jovem profissão no Brasil e uma jovem ciência no mundo, mas que vem se demonstrando cada vez mais importante e necessária para a vida nas sociedades contemporâneas. A psicologia durante sua jovem vida enquanto ciência e profissão, regulamentada no Brasil, vem passando por várias transformações e avanços técnicos e tecnológicos que tem contribuído com a melhoria do bem estar e da saúde mental e geral dos indivíduos vivendo em sociedade.
Segundo o Conselho Federal de Psicologia, a profissão desde seus primórdios esta em um intenso diálogo com os campos da saúde e da educação buscando oferecer sempre as alternativas que melhor solucionem os problemas apresentados por estes campos. Os anos de 1990, todavia, colocaram as ciências psicológicas no centro das atenções das sociedades mundiais não sendo diferente esta situação da realidade brasileira.
Se originalmente a Psicologia era uma ciência e uma profissão no interstício entre a saúde e a educação, desde 1992 o Conselho Federal de Psicologia e o Código Brasileiro de Ocupações alargaram a abrangências de área de atuação dos profissionais Psicólogos devido à compreensão da importância deste trabalho nos mais variados aspectos da vida em sociedade.
Atualmente esta compreensão da necessidade de profissionais de psicologia ter se tornado ainda mais premente aumenta, assim, os campos de atuação, de pesquisa e os postos de trabalho. São especialidades da Psicologia regulamentadas pelo Conselho Federa na Resolução CFP nº 013/2007: Psicologia Escolar/Educacional; Psicologia; Organizacional e do Trabalho; Psicologia de Trânsito; Psicologia Jurídica; Psicologia do Esporte; Psicologia Clínica; Psicologia Hospitalar; Psicopedagogia; Psicomotricidade; Psicologia Social; Neuropsicologia; Psicologia em Saúde; Avaliação Psicológica.
As várias áreas de atuação do trabalho em psicologia reiteram a importância do papel e atuação dos profissionais na busca por oferecer qualidade de vida e bem estar para a população nos vários aspectos da saúde e da vida em geral. Celebrar os 60 anos da profissão no Brasil é reiterar a necessidade e a importância do Profissional de Psicologia para a Sociedade brasileira nas mais diversas esferas da vida em comunidade.
Prof. Doutor Emanuel Messias