Na noite da última quinta-feira, 13 de junho, os alunos da turma 05 do curso de Medicina Veterinária da Faculdade UNINTA Fortaleza participaram da tradicional Cerimônia do Jaleco. O evento, que reuniu alunos, seus familiares, madrinhas e padrinhos, além do corpo docente e diretores, marcou essa etapa importante da vida acadêmica com muita emoção e compromisso dos futuros veterinários. A Cerimônia do Jaleco é um evento tradicional da Faculdade e acontece semestralmente no 1º período, já que desde o início os alunos já estão inseridos na rotina prática dentro dos laboratórios.
Após a abertura oficial da Cerimônia, com as falas dos diretores e coordenador do curso, os alunos foram chamados individualmente para receberem seus jalecos das mãos dos padrinhos e madrinhas, um momento carregado de simbolismo e emoção. Cada estudante também fez o juramento de compromisso com a profissão, prometendo exercer a medicina veterinária com dedicação, respeito aos animais e busca constante pelo conhecimento. “A cerimônia do jaleco da turma 5 marca minha carreira de forma única, por ser a primeira cerimônia realizada na minha gestão de coordenador, para além disso ser homenageado por uma turma tão parceira e tão heterogênea me traz a reflexão do quanto estamos dedicados em proporcionar além do técnico, mas também uma formação mais humanizada e acolhedora. Turma 05, contem comigo SEMPRE e obrigado!”, agradeceu o professor Rodrigo Olivindo, coordenador do curso.
Durante a Cerimônia houve o momento de homenagens. As alunas Lílian Rutte Coelho Garcia, Eduarda Carvalho e Maria Luiza Santos Figueiredo representaram os alunos na homenagem prestada ao coordenador Prof. Dr. Rodrigo Olivindo e o Professor Dr. José Louvise, escolhido por toda a turma, e aos professores Dr. Jefferson Ferreira e Dra. Mariana Rentas, representando o corpo docente. “Vocês, professores, têm uma belíssima missão e fazem parte não apenas da nossa formação profissional, mas também da nossa formação humana”, declarou Lílian. A Cerimônia do Jaleco é um rito de passagem essencial para os estudantes de cursos da área de saúde. O jaleco branco, além de ser uma peça do vestuário de biossegurança para ambientes de prática e estudo, representa pureza, ética e o cuidado que os profissionais dedicam aos animais.