Na manhã desta segunda-feira, 8 de maio, alunos do 1º semestre do curso de Enfermagem da Faculdade Uninta Fortaleza visitaram o Núcleo de Documentação, Informação, História e Memória da Enfermagem no Ceará – NUDHIMEN, conhecido na área como o Museu da Enfermagem do Ceará e localizado no Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará – UECE. A visita fez parte das atividades desenvolvidas pela disciplina de História e Fundamentos da Enfermagem, ministrada pela professora Geisy Luna.
A disciplina tem como objetivo proporcionar o primeiro contato dos acadêmicos do curso com a história da Enfermagem. “É uma excelente oportunidade para nossos alunos conhecerem de perto a história e a evolução da Enfermagem, principalmente neste ano que comemoramos o marco de 80 anos do ensino da profissão no Ceará”, afirma Angélica Menezes, coordenadora do curso. O ensino de Enfermagem no Ceará teve o seu início oficial, em 1943 com a instalação da Escola de Enfermagem São Vicente de Paulo, sendo a terceira do País e a primeira fora do eixo Rio-São Paulo.
O Museu, que disponibiliza acervo com documentos e objetos que preservam a história da profissão, é fruto de uma parceria da UECE com a Academia Cearense de Enfermagem e conta com apoio do Conselhos de Classe e da Associação Brasileira de Enfermagem, além da contribuição de profissionais da área, professores, alunos e bolsistas com a doação de documentos, material e trabalho para que o espaço continue a receber visitantes e apresente a evolução da Enfermagem no mundo, muito antes de Florence Nightingale, considerada a percussora da Enfermagem Moderna.