No início do mês de novembro, estudantes da Faculdade UNINTA Fortaleza protagonizaram uma ação que uniu solidariedade, consciência ambiental e integração universitária. Em vez de seguirem a tradicional prática de trote com desafios ou brincadeiras, os calouros e veteranos da instituição se reuniram para realizar um Trote Sustentável, focado na limpeza de uma faixa de areia da Praia do Futuro, o projeto Mãos à Praia. A ação envolveu cerca de 30 alunos e contou com a parceria entre a Coordenação de Responsabilidade Social e a Prefeitura de Fortaleza por meio do projeto Re-Ciclo, que realizaram a retirada do material coletado.
“Essa é uma iniciativa que proporciona uma maior integração entre os alunos veteranos e calouros, explorando os propósitos do trabalho em equipe, além de demonstrar o comprometimento deles com as questões ecológicas, contribuindo para a preservação do meio ambiente”, declarou o professor Laurentino, coordenador da ação. Durante a ação, os alunos, com a utilização de EPI’s, recolheram diferente tipos de resíduos separando-os em reservatórios específicos para cada tipo. A Faculdade UNINTA Fortaleza acredita que o Trote Sustentável pode ser uma prática da instituição e pretende desenvolver ações de conscientização para engajar cada vez mais alunos nas próximas edições.
O Trote Sustentável já é uma prática de várias Instituições de Ensino Superior no país e tem como objetivo conscientizar a população acadêmica com questões sensíveis à comunidade como responsabilidade ambiental, impacto social e econômico. Nesta primeira edição, por estarmos localizada em uma cidade tipicamente praieira, a limpeza de faixa de areia das praias foi escolhida também como uma forma eficaz de combater a poluição marinha, que afeta não apenas a fauna e a flora marinha, mas também a qualidade de vida das comunidades litorâneas.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Confira abaixo os ODS’s que foram atingidos pelo projeto Mãos à Praia, reforçando o compromisso da campanha com um desenvolvimento sustentável, abrangendo saúde, meio ambiente, consumo responsável e cooperação entre diferentes setores da sociedade.
1.→ODS-3—Saúde-e-Bem-Estar:
Promover ambientes mais limpos contribui para a saúde pública, reduzindo riscos-de-doenças relacionadas ao acúmulo de resíduos sólidos, como infeçções e contaminações.
2.-ODS-6-Agua-Potável-e-Saneamento:
A coleta de lixo nas praias ajuda a prevenir a poluição dos corpos d’água protegendo a qualidade da agua costeira e os ecossistemas marinhos.
3.-ODS-11—Cidades e Comunidades Sustentáveis:
A campanha promove cidades mais sustentáveis ao engajar a comunidade-em• ações que preservam os espaços públicos e melhoram a qualidade de vida urbana.
4.-ODS-12—Consumo e Produção Responsáveis:
A iniciativa promove a educação sobre a separação de resíduos e reciclagem, estimulando práticas de consumo e descarte responsáveis.
5.-ODS-13—Ação contra a Mudança Global do Clima:
A redução de resíduos, especialmente plásticos, minimiza a emissão de gases de efeito estufa durante a decomposição e o impacto negativo sobre o clima.
6.- ODS-14—Vida na Agua:
Limpar as praias ajuda a proteger a vida marinha, evitando que os resíduos acabem no mar e prejudiquem a fauna e flora aquáticas.
7.-ODS-15—Vida Terrestre:
Além de proteger a vida marinha, a limpeza das praias também beneficia ecossistemas terrestres costeiros, como dunas e mangues, que são fundamentais-para a biodiversidade.
ODS-17-Parcerias-e-Meios-de-Implementação:
A campanha envolve parcerias entre a instituição ONGs e a comunidade, promovendo um trabalho colaborativo para o desenvolvimento sustentável.