Na manhã desta segunda-feira, 03 de outubro, os alunos e alunas dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia da Faculdade Uninta Fortaleza passaram por todos os setores da instituição em uma ação de conscientização e distribuição de material informativo sobre os cuidados para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. “O engajamento dos alunos em causas importantes como essa é fundamental para o desenvolvimento profissional e pessoal, motivando-o a entender o seu papel na sociedade como profissional da saúde”, afirma a professora Angélica Menezes, coordenadora do curso de Enfermagem.
As ações se entenderão por todo o mês de outubro com o objetivo de incentivar o uso de vestimentas da cor rosa nas quintas-feiras, pautar a temática no dia a dia da instituição entre o corpo técnico, os colaboradores, o corpo discente e docente como forma de disseminar a campanha e esclarecer, principalmente as mulheres, sobre as causas, os sintomas, o diagnóstico e o tratamento acerca do câncer de mama. O câncer de mama pode ser curado, principalmente quando diagnosticado precocemente. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de um centímetro, que representa o estágio inicial da doença, as chances de cura chegam até 95%.
A campanha Outubro Rosa é um movimento internacional criado na década de 90 quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu aos participantes da 1ª Corrida pela Cura, realizada em Nova York, os laços de fita na cor rosa que veio a se tornar o símbolo da campanha. O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, com cerca de 2,3 milhões de casos novos em 2020 no mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.