Na tarde desta quarta-feira, dia 27 de abril, os alunos do curso de medicina veterinária realizaram atividade de conscientização, no entorno da Faculdade UNINTA Fortaleza, sobre a campanha do Abril Laranja que aborda a prevenção e denúncia de maus tratos à animais. A campanha foi criada em 2006 pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais.
Na atividade, os alunos confeccionaram cartazes informativos e realizaram panfletagem, para pedestres e no trânsito do entorno da faculdade, com conteúdo de alerta sobre maus tratos a animais, além de formas e canais de denúncias que possam prevenir ou punir atos de crueldade com animais, sejam eles domésticos ou silvestres.
A ação fez parte da disciplina de Introdução à Medicina Veterinária e Deontologia que trabalhou, no mês de abril, com os alunos as leis da Política Estadual de Proteção Animal. Instituída pelo Governo do Estado, em outubro de 2021, a Política Estadual de Proteção Animal dispõe de várias leis com o objetivo de garantir os direitos de bem-estar à animais domésticos e silvestres. Os descumprimentos dessas leis podem levar de 2 a 5 anos de detenção, além de multas e o agravamento da pena caso o animal venha a falecer.
Durante o mês de abril, completou 100 dias de uma dessas leis que impõe aos petshops, clínicas veterinárias, centro de zoonoses e estabelecimentos congêneres a fixarem cartazes que facilitem e incentivem a adoção de animais, informando o contato de órgão e instituições que trabalham com adoção de animais, além de informações de conscientização sobre a importância da adoção responsável de animais, bem como seus benefícios.
Segundo a veterinária Cintia Almeida, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Uninta Fortaleza, o ato de adoção perpassa também pelo combate aos maus tratos de animais, “visto que a maioria desses animais são oriundos de uma situação de abandono e maus tratos e foram resgatados por instituições que se dispões a contribuir para essa causa”, afirma. O maior abrigo de animais para adoção do estado, o Abrigo São Lázaro, possui mais de mil animais, entre cães e gatos, para adoção. Para adotar um animal é preciso ser maior de 21 anos, comparecer em alguma feira de adoção (informação no site) e levar RG, CPF e Comprovante de Residência.
Para denunciar maus tratos à animais é de extrema importância tentar obter um vídeo ou foto do crime e entrar em contato com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (85.32472630). A denúncia pode ser anônima ou não.
AAN