Na tarde do último dia 4 de abril de 2025, o Núcleo de Apoio Psicológico (NAPSI) da Faculdade Uninta Fortaleza realizou atividade para sociabilizar entre os colaboradores da instituição a importância da Saúde Mental para o desenvolvimento eficaz das atribuições no ambiente de trabalho. A palestra foi ministrada pela psicóloga da faculdade, Francivânia Rodrigues Moura Martins, que apresentou ferramentas preventivas, sinais de identificação de algum transtorno que possa afetar a saúde mental, além de pilares que são imprescindíveis para o bem-estar do trabalhador. Durante o momento foi proporcionado aos colaboradores um ambiente de acolhimento e integração das emoções.
“Ano passado a NR-1 (CRP 11/14122) foi atualizada incluindo a saúde mental como uma das diretrizes de segurança do trabalhador. Não temos como dissociar corpo e mente sadio para um bem-estar completo do ser humano”, afirma a psicóloga Francivânia. A Norma Regulamentadora 1 (NR-1) é uma norma do Ministério do Trabalho e Previdência que estabelece diretrizes para a segurança e saúde do trabalhador no ambiente de trabalho. Essa norma garante condições adequadas de trabalho no que diz respeito a identificar, avaliar e controlar riscos ocupacionais gerenciando riscos físicos, químicos, biológicos, e psicossociais que possam proporcionar acidentes e/ou doenças ocupacionais. A NR-1 foi alterada em 2024 para incluir a identificação de riscos psicossociais, como assédio e violência no ambiente de trabalho, ela é obrigatória para todas as empresas, públicas ou privadas.
Algumas das causas que podem desenvolver adoecimento mental são as determinações de metas inatingíveis com prazos apertados, assédio moral como comportamentos abusivos e humilhantes, falta de reconhecimento e valorização do trabalho, etc. Os sinais de que um trabalhador pode estar com sua saúde mental comprometida por ser a alteração de humor, distúrbios do sono, queda na produtividade, isolamento social, dentre outros. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) os ganhos para as organizações que conseguem ofertar um ambiente de bem–estar para seu colaborador acaba ganhando 25% a mais na produtividade, 30% na redução de faltas e afastamentos e 40% de aumento em um ambiente mais colaborativo. Atualmente, 70% dos trabalhadores relatam níveis de estresses no trabalho. A atividade faz parte de um calendário mensal de ações da Faculdade Uninta Fortaleza que busca debater temáticas sensíveis aos seus colaboradores e tornar cada vez mais um ambiente de trabalho saudável e acolhedor.