Na última sexta-feira, 22 de março, a Uninta Fortaleza deu mais um passo rumo à excelência acadêmica ao realizar uma reunião estratégica para discutir o futuro do Projeto de Aconselhamento Acadêmico. O encontro, que contou com a participação dos coordenadores, dos professores conselheiros dos cursos e da direção acadêmica da instituição, teve como objetivo principal expandir esse programa inovador para todos os cursos oferecidos.
O Projeto de Aconselhamento Acadêmico, em parceria com o renomado Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA, foi implantado como um piloto no semestre anterior, inicialmente nos cursos de Direito e Enfermagem. Após os resultados positivos alcançados nessas áreas, a iniciativa será estendida para todos os cursos.
Na oportunidade, também estiveram presentes os professores Silvia Azevedo e Marcelo Franco como pontos focais do Projeto e, por meio de vídeo conferência, a coordenadora do Departamento de Aconselhamento Estudantil (DAE) do ITA, Profa. Cristiane da Cunha, que fez o treinamento inicial e enriqueceu a discussão com valiosas contribuições sobre suas experiências acerca do projeto.
O Projeto de Aconselhamento Acadêmico adota práticas modernas de acompanhamento estudantil e de adaptação ao ensino superior, alinhadas com metodologias consolidadas no ITA e em universidades de renome internacional. Seu objetivo é oferecer suporte integral aos estudantes, prevenindo e acompanhando eventuais dificuldades enfrentadas ao longo da vida acadêmica.
A diretora acadêmica da Uninta Fortaleza, Profa. Ma. Germana Torres, expressou sua satisfação com a expansão. “O projeto de Aconselhamento iniciou na Uninta Fortaleza no ano passado, primeiramente com os cursos de Direito e Enfermagem. Foi possível observar que o acompanhamento aos alunos aconselhados teve grande valor, pois os estudantes foram orientados e isso contribuiu para o processo de integração e adaptação ao ambiente universitário durante seu primeiro ano da graduação. Com isso, estamos nesse ano abrindo para todos os cursos da instituição, acreditando que teremos bastante sucesso” ressaltou a diretora acadêmica.
MPS