Na noite desta terça-feira, dia 17 de outubro, foi realizada a abertura da II Semana do Direito da Faculdade Uninta Fortaleza. O evento reuniu alunos e docentes do curso de Direito, além de convidados e diretores da Faculdade. Na programação da primeira noite, o evento contou com a apresentação artística do quarteto da Casa da Vovó Dedé, com a execução do Hino Nacional Brasileiro e Assum Preto, de Luiz Gonzaga. Por fim, tivemos a palestra Constituição e STF com o Dr. Gustavo Brígido, doutor em Direito Constitucional. A II Semana do Direito seguirá até a próxima quinta-feira, 19 de outubro.
Durante o evento de abertura, tivemos a fala de boas-vindas do Diretor Geral Dr. Vicente Landim e da coordenadora do curso, professora Dra. Ysmênia Pontes. “Nossa programação foi pensada para abranger temáticas atuais e imprescindíveis para a vivência acadêmica de nossos alunos, é um momento de contato com profissionais renomados na atuação da profissão e troca de conteúdo fantástica”, afirma a professora Ysmênia. Em sua palestra, o Dr. Gustavo Brígido destacou a importância da independência e autonomia entre os poderes judiciário, legislativo e executivo, além de contextualizar as problemáticas atuais que os envolvem hoje. “Atualmente o STF está assoberbado de demandas, isso está relacionado diretamente à inércia do poder legislativo que muitas vezes atuam em prol de interesses apenas políticos”, afirmou Brígido.
A II Semana do Direito da Faculdade Uninta Fortaleza seguirá até quinta-feira, dia 19 de outubro e ainda contará com um debate com o Deputado Estadual Renato Roseno, que abordará as questões jurídicas que envolvem o caso da Chacina do Curió, a palestra Poder Judiciário no Estado de Direito, com o Dr. Alysson do Valle Simeão, juiz de direito, com as oficinas Como passar na prova da OAB ainda na Faculdade, com a advogada Ana Clara Fernandes, e O Ordenamento Jurídico e a Tendência a Extrajudicialidade, com a advogada Dra. Darlene Braga, além dos lançamentos de livros que envolvem temáticas do Direito.