Na tarde desta segunda-feira, dia 3 de abril, os alunos do curso de Medicina Veterinária receberam profissionais do Grupo de Resgate Animal da UniBH, Belo Horizonte (MG), que apresentaram todo o processo de ação para a atuação no resgate técnico, socorrismo e salvamento animal em desastres e ambiente urbano. O grupo é formado por médicos veterinários e acadêmicos treinados, que também são bombeiros civis, com experiência em resgates de grandes desastres como Brumadinho (2019) e Pantanal (2020).
Durante a apresentação, o médico veterinário Prof. Dr. Aldair Pinto destacou a importância do comprometimento do trabalho em grupo para o êxito na ação. “Trabalhamos no sistema de hierarquia, o respeito a isso é de extrema importância para que, em um momento como esse, de crise, as ações tenham o mínimo possível de erro. Nosso grupo aqui está em cinco profissionais, e todos nós nos reservamos em diferentes funções para o atendimento, cada uma na sua importância e complementar para as demais”, explica prof. Dr. Aldair. Os alunos do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Uninta Fortaleza ainda receberam simulações de atendimento prático com a utilização de diversos equipamentos, como câmeras técnicas, binóculos de infravermelho, etc.
A medicina veterinária é uma área que vem crescendo junto com as mudanças climáticas do mundo, acontecimentos que vêm trazendo principalmente problemas predatórios e desastres naturais. O aumento na demanda de profissionais que atuam nessa área de resgate técnico para animais domésticos ou silvestres é notório e traz a necessidade de cursos específicos para os profissionais da área. Em junho, o Grupo de Resgate Animal da UniBH deverá retornar ao Ceará para a realização de um curso voltado para essa demanda, visto que eles tiveram que se deslocar de Belo Horizonte para agir na cidade de Milhã, interior do estado, exatamente no resgate de animais vitimados por rompimento de açudes devido ao elevado volume de chuvas num curto período de tempo.