Transtorno Bipolar é tema de palestra para alunos de psicologia
Na noite desta segunda-feira, 06 de março, o curso de psicologia da Faculdade Uninta Fortaleza realizou, em parceria com o Grupo de Estudos em Transtornos Afetivos – GETA da Universidade Federal do Ceará, a palestra Diagnóstico do Transtorno Bipolar com o psicólogo Antônio Pádua. O evento foi voltado para os alunos do curso e faz parte da campanha BIPOMARÇO, que tem como objetivo disseminar informações, promover conscientização e romper estigmas sobreo Transtorno Bipolar (TB). “Com esta parceria com o GETA conseguimos oferecer aos nossos alunos a teoria e a prática nos atendimentos do Grupo qualificando ainda mais a formação dos nossos discentes”, completa a professora Sarah Rocha, psicóloga e coordenadora do curso.
Segundo a Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares, a Bipolaridade, tradicionalmente designada Doença Maníaco-Depressiva, é uma doença psiquiátrica caracterizada por variações acentuadas do humor, com crises repetidas de depressão e «mania». Qualquer dos dois tipos de crise pode predominar numa mesma pessoa sendo a sua frequência bastante variável. Aproximadamente 1% da população sofrem da doença, numa percentagem idêntica em ambos os sexos.
Os fatores genéticos e biológicos influenciam nas causas da doença, porém a personalidade e níveis de estresse que o paciente pode enfrentar no decorrer da vida são importantes para um possível desencadear de crises que podem oscilar entre leves, moderadas ou fortes. Não existe um tratamento de cura, porém o controle da doença pode se dá por meio de medicamentos que estabilizam o humor que acabam por controlar recaídas, tanto das crises depressivas como nos episódios de «mania».