Nos dias 10 e 11 de outubro o curso de Fisioterapia da Faculdade Uninta Fortaleza realizou sua primeira jornada. O evento contou com três palestras diárias com a temática “Fisioterapia do futuro: mercado e tecnologias”. O evento foi aberto ao público e reuniu corpo discente e docente, além de profissionais renomados da Fisioterapia e alunos de outras Instituições. “Foi um momento muito rico de troca entre públicos diversos com uma coisa em comum: o interesse pela fisioterapia”, destacou a professora Ana Karolina Cavalcante.
A abertura da I Jornada de Fisioterapia da faculdade Uninta Fortaleza contou com a presença do diretor geral, professor Dr. Vicente Landim que parabenizou a organização do evento. “Faço questão de parabenizar a coordenadora Ana Karolina e seus alunos, a Jornada está muito bem estruturada e com um conteúdo diverso e abrangente. Todos que participarem da Jornada terão orgulho de ter feito parte da primeira edição, porque esse evento fará história na Uninta Fortaleza”, destacou o professor Vicente. A diretora acadêmica, professora Ma. Germana Torres, também destacou a importância da Jornada na formação acadêmica dos alunos. “Aproveitem cada minuto dos eventos como este. É nesse momento que vocês irão ter acesso a um intercâmbio fantástico de conhecimento com excelentes profissionais e outros estudantes”, afirmou professora Germana.
Com o objetivo de proporcionar aos acadêmicos, docentes e profissionais da área um ambiente que congrega ciência, inovação e tecnologia a I Jornada de Fisioterapia contou com uma rica programação temática que trouxe renomados fisioterapeutas para o debate nas mais diversas áreas de atuação da profissão em âmbito regional e nacional. “A programação foi definida com extremo cuidado, com o objetivo claro de unir excelentes profissionais da área com temáticas extremamente relevantes e atuais para os novos tempos que a fisioterapia está vivendo e demandada, principalmente após a pandemia”, destacou a coordenadora Ana Karolina.
No primeiro dia a Jornada contou com a presença do Dr. Jacques Eanes, presidente do Crefito6 – Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, que realizou a abertura das apresentações explicando a importância da atuação do órgão na regularização da profissão. Logo depois, houve a primeira palestra da noite com a Dra. Giselle Arcanjo, docente da EGRAFIM – Escola Brasileira de Fisioterapia Manipulativa, que abordou a temática “Osteopatia e suas nuances” alertando para a falta de conhecimento geral sobre as terapias manuais, umas das especialidades da Fisioterapia. Para finalizar a programação do primeiro dia, a Dra. Betina Santos, fisioterapeuta que faz parte da equipe de desenvolvimento do capacete Elmo, apresentou as técnicas e a importância do equipamento que salvou tantas vidas durante a pandemia.
Já no segundo dia, a jornada foi iniciada com a temática “O mercado de Fisioterapia Dermatofuncional”, especialidade da fisioterapia que atua na prevenção e recuperação do sistema tegumentar, com a Dra. Juliana Cintra, Dermatoconsultora Extratos da Terra, que expôs as técnicas utilizadas no tratamento de queimaduras de pele, retenção de líquido, pós-operatório, acnes, feridas e cicatrizes, estrias, celulites, gordura localizada e doenças como dermatoses, hanseníase e psioríase. Na segunda palestra da noite, o Dr. Albino Pereira, responsável pelo setor de fisioterapia do Fortaleza Esporte Clube, abordou a “Fisioterapia Desportiva”, área de atuação que previne e trata lesões de atletas. Finalizando as atividades, a Dra. Jayanna Pinheiro, proprietária da Clínica Neuroser, que apresentou a área da Fisioterapia Neurológica, que atua em pacientes com doenças neurológicas ou lesões na medula espinhal.