O último dia da I Semana do Direito da Faculdade Uninta Fortaleza foi intenso de atividades entre mesa redonda, oficinas, roda da conversa, conferência e sarau. A temática abordada foi o direito ao acesso à saúde como uma forma de exercer a cidadania. A I Semana do Direito é um evento que faz parte do calendário acadêmico do curso e tem como objetivo envolver os alunos em debates com temáticas atuais para que possam compreender o papel do profissional do direito na defesa da sociedade.
No período da manhã foi realizado a mesa redonda Direito à saúde como instrumento de promoção de justiça com as professoras Dra. Lucy Antoneli e Dra. Yamara Viana e o professor Dr. Magno Gomes. Na ocasião foi debatido o direito à saúde como um dever do estado, vide a Constituição Federal, e como parte fundamental do direito à vida de cada indivíduo. Encerrando o período da manhã, a oficina Direito à saúde, fornecimento gratuito de medicamentos e parâmetros para atuação judicial com a professora Dra. Eliana Medeiros abordou situações em que o Sistema Único de Saúde pode ser judicializado para a garantia de serviços e medicamentos.
Durante o turno da tarde, os participantes puderam fazer a oficina Mediação e gestão de conflitos com as professoras Dra. Raísa Lou Fagundes Pontes e Dra. Eliana da Silva Moreira que abordou formas de estimular o diálogo e a construção conjunta de decisões entre os envolvidos na problemática para que se encontre um caminho outro que não julgamentos, acusações ou análise de documentos. E a programação da tarde foi encerrada com a roda de conversa Itinerários Terapêuticos Integrativos: Saúde, arte e direitos humanos em um descontraído bate papo entre os professores Dr. Marcio Luiz Braga Corrêa de Mello e Ms. Roberto Silva e das professoras Esp. Maria Marta Souza de Moraes e Dra. Abda de Souza Medeiros.
Para o encerramento da I Semana do Direito, a noite iniciou com um sarau envolvendo apresentação musical, dança e stand-up com os alunos Joselane e Alberto. Logo após, foi realizada a Conferência Direito e Saúde: Justiça e inclusão social com o Dr. Felipe Braga Albuquerque, o Dr. Fabriccio Steindorfer e a Dra. Fernanda Afonso, coordenadora do curso de Direito da Faculdade Uninta Fortaleza. Na ocasião, os profissionais apresentaram a temática tratando da efetivação do direito à saúde como algo essencial para o exercício da cidadania e condição fundamental para a inclusão social. “Quando o estado reconhece a saúde como Direito Fundamental do indivíduo a garantia ao acesso a esse serviço está diretamente relacionada à concepção de dignidade e humanidade do indivíduo, sendo um processo desafiador para todos os profissionais envolvidos”, afirmou a professora Dra. Fernanda Afonso.