Neste dia 30 de agosto, o curso de Direito da Faculdade Uninta Fortaleza iniciou sua programação da I Semana do Direito com Palestras, mini-curso, lançamento de livros, mesas redonda e conferência. As temáticas abordadas permearam áreas atuais da saúde com uma análise jurídica de seus impactos sociais. A Semana do Direito é direcionada para os alunos do curso, além de ser aberto ao público em geral. “A Semana do Direito objetiva envolver o corpo discente da instituição no debate acerca de temas importantes, para que o mesmo possa melhor entender o papel do profissional do direito na defesa da sociedade”, afirma Dra. Fernanda Afonso, coordenadora do curso. Confira a programação nas nossas redes sociais @unintafortaleza
Durante a manhã, a programação começou com o mini-curso Burnout nas relações de trabalho, ministrado pelo professor Dr. Saulo Nunes, e que tratou sobre o diagnóstico e impacto dessa síndrome no indivíduo e no local de trabalho. Síndrome que ganhou destaque durante a pandemia, tem suas primeiras manifestações com a sensação de esgotamento que ultrapassa o cansaço físico e que é atrelado ao ambiente de trabalho, causando uma vontade de afastamento do local. “Importante as empresas realizarem ações que podem de fato inibir o surgimento da síndrome. Respeitar a jornada de trabalho, evitando ao máximo as horas extras, incentivar a prática de exercícios físicos, criar momentos de descontração para contrapor um ambiente ultracompetitivo e realizar feedbacks positivo são práticas que auxiliam no combate ao burnout”, explicou o professor Dr. Saulo Nunes.
Em seguida, foi realizada a mesa redonda Inteligência Artificial e a (tele) medicina: impactos jurídicos e social com o professor Ms. Hian Colaço e a professora Esp. Mariana Simões, com a mediação do professor Ms. Roberto Reial. Temática que também ganhou destaque durante a pandemia e aborda a utilização da inteligência artificial no modelo da telemedicina que proporcionou avanços na descoberta de doenças, aperfeiçoamento de tratamentos, criação de novos medicamentos, vacinas e equipamentos médicos, além de uma nova perspectiva da relação médico-paciente. Realidade que trouxe também novas situações nessas relações que precisaram de um acionamento jurídico, além dos impactos sociais.
No retorno da programação, no período da noite, foi realizado o lançamento literário com os professores e autores Igor Pinheiro, Magno Gomes de Oliveira, Antonio Edilberto Lima e Márcia Sucupira que trouxeram títulos relacionados às atuações jurídicas. Para finalizar a programação do dia, foi realizada a conferência Soberania e Federalismo do Sistema de Saúde com o Dr. Rômulo Leitão, professor Dr. Rafael Mota e o professor Dr. Roberto Leitão. Temática que abordou as implicações do federalismo brasileiro no processo de garantia do direito à saúde no Sistema Único de Saúde.
As temáticas escolhidas para a I Semana do Direito da Faculdade Uninta de Fortaleza, decididas em reunião conjunta entre o colegiado e o corpo discente, discutiram o atual cenário da saúde no nosso país, após a fase ajuda da pandemia, como por exemplo, a judicialização das questões envolvendo a saúde e a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para a sociedade. O evento realiza mesas redondas, debates e palestras, com a participação de convidados que detém notório saber em relação aos temas propostos. Importante ressaltar, ainda, que a Semana do Direito contou com a participação de acadêmicos dos outros cursos da instituição, uma vez que os temas abordados transcendem ao ensinamento jurídico, dando oportunidade a todo o corpo discente a debater questões de relevância para a nossa sociedade.