Alunos do curso de psicologia da Faculdade Uninta Fortaleza realizaram uma visita técnica na última sexta-feira, 10 de junho, à Casa de Vovó Dedé. Uma instituição sem fins lucrativos no bairro Barra do Ceará que promove o desenvolvimento humano, pessoal e profissional por meio da arte, cultura e educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.
A Casa de Vovó Dedé oferece aulas que vão desde a música clássica, a produção audiovisual com desenho e estilos cinematográficos, a dança clássica e popular. O diretor executivo, Wagner Barbosa, recebeu os alunos e falou um pouco sobre a história da instituição que foi fundada pelo seu pai Mansueto Barbosa. “O nosso objetivo é atrair os jovens para que eles saiam da rua e venham para cá. Aqui eles conseguem sonhar, crescer e ganhar a vida dignamente. A música e a dança têm a função de humanizar. A criança que tem contato com elas, normalmente, se torna uma pessoa melhor” frisou.
A professora Abda Medeiros, responsável pela disciplina diversidade cultural brasileira acompanhou os alunos nessa oportunidade e destacou a importância da arte e cultura no trabalho do psicólogo. “A psicologia estuda a relação do comportamento e mente. Então, quando você trabalha com arte, você também trabalha a ciência. Um conhecimento não está dissociado do outro. As mentes humanas se manifestam principalmente através da arte” salientou.
Para a aluna Denise Teixeira, essa visita técnica foi muito rica pois mostrou como a cultura pode transformar a realidade dos jovens. “Eles conseguem contribuir para o bem-estar, para a saúde mental desses jovens a partir da música, da arte e cultura abordada nesses projetos sociais” argumentou.
MPS